Cidades

Campanha quer jogo entre time da comunidade Anita Garibaldi contra campeão da Copa

O conjunto Anita Garibaldi, que se formou na região de Ponte Alta em Guarulhos, após a ocupação de uma grande área no final no início dos anos 2000, quer ver seu time de várzea disputando uma partida contra o campeão da Copa

A ONG Um teto para o meu país, que realiza trabalhos sociais em favelas e comunidades carentes das grandes cidades, está realizando uma campanha para que o Anita Garibaldi F.C. represente a luta e a força das favelas brasileiras em campo, contra a seleção que for campeã mundial.

O Anita Garibaldi abriga atualmente cerca de quatro mil famílias, que aguardam antigas promessas de ver legalizadas as áreas que ocuparam no início dos anos 2000, na região do Ponte Alta. Os moradores contam com o Anita Garibaldi F.C., equipe de futebol que disputa campeonatos varzeanos da periferia da cidade.

Para ganhar espaço, eles  tiveram a ideia de enfrentar em campo a seleção campeã da Copa do Mundo. Em 2003, os moradores, que são oriundos de movimentos de sem terra, fundaram seu time de futebol para ajudar a comunidade e, através do esporte, mostrar a sua realidade. Hoje, contam com uma Academia de Futebol com 150 crianças.

O objetivo da ação é não só dar uma alegria àquelas pessoas, mas reforçar a ideia de que elas são apenas uma parcela da população “invisível” do país. As pessoas que vivem nas mais de 6300 favelas brasileiras. “Além do campeonato local, [os jogadores e moradores] enfrentam todos os dias em campo, de mãos dadas, uma cidade que não os acolhe e que não os reconhece como pessoas. Por serem especialistas em desafios, propusemos um muito grande, que fará com que sua realidade já não seja indiferente a ninguém. Um desafio mundial: enfrentar o campeão do mundo”, diz o texto da campanha.

Para participar, os organizadores pedem para que a ideia seja compartilhada em redes sociais a fim de chamar a atenção do maior número de pessoas e autoridades e, desta forma, o sonho seja realizado.

Confira o site da campanha http://www.techo.org/desafioanita/index_pt.html#equipo

 

Posso ajudar?