Em reunião nesta sexta-feira, 27, na Prefeitura de São Paulo, prefeitos e secretários de cidades da Região Metropolitana e da Baixada Santista unir-se em busca de mais recursos Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
“Alguns municípios estão com obras em andamento e outros aguardam a execução de projetos para a implantação da universidade”, explicou o prefeito Sebastião Almeida, que representou Guarulhos no encontro.
Segundo ele, a medida visa estimular a criação de um Anel Universitário, sobretudo na Região Metropolitana da Grande São Paulo, atendendo a uma proposta feita há dois anos pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Além de Almeida, Haddad e da reitora da Unifesp, Soraya Soubhi Smaili, também participaram da reunião secretários e representantes das cidades de Diadema, Santos, Osasco e São José dos Campos.
“Até hoje, esses assuntos vinham sendo discutidos de forma isolada com o Ministério da Educação”, disse Almeida. “Agora, vamos começar a tratar deste tema em conjunto, inclusive, com o encaminhamento de um documento com nossos pedidos diretamente ao ministro Henrique Paim”. De acordo com o prefeito de Guarulhos, as cidades têm a expectativa de realizar uma audiência em Brasília com o ministro para tratar de todos os casos.
No que diz respeito a Guarulhos, a Unifesp está construindo atualmente um novo prédio na região do Pimentas, ao lado do imóvel que servia como sua sede e que era de responsabilidade da Prefeitura. “É um prédio grande e que está ficando muito bonito”, destacou Almeida. Porém, ele alerta que ainda faltam recursos estimados em R$ 30 milhões para a reforma do antigo prédio e para viabilizar a infraestrutura adequada ao novo imóvel, para que ele possa atender aos alunos plenamente. “Queremos estimular a ampliação do projeto da Unifesp para todo o Estado de São Paulo”, concluiu Almeida.