O 1º Festival Pastel de Feira movimentou a Praça Getúlio Vargas nesta segunda-feira (7).
Mais de 10 mil pessoas participaram do evento, promovido pela Prefeitura de Guarulhos e o Sindicato dos Feirantes, que contou com 9 barracas de pastel e 6 de caldos de cana.
Pelo preço de R$ 3,00, os participantes degustaram pastéis de diversos sabores, entre outros salgados. Segundo Josefa Leoncio, diretora do Departamento de Turismo, 30% do valor arrecado será revertido para os Fundos Social e Municipal de Turismo.
“Nós queríamos fomentar a gastronomia e os roteiros turísticos das feiras livres com o mote do pastel, que é uma paixão nacional. E conseguimos, o público foi maior do que imaginávamos. A expectativa foi superada. Inclusive quero agradecer o apoio da população”, afirmou Josefa.
Segundo Hélio Teruia, presidente do Sindfeira, a finalidade do Festival Pastel de Feira é divulgar a feira livre como um equipamento de abastecimento indispensável para os consumidores tanto pela qualidade dos produtos oferecidos como pela função que ela tem de balizar preços.
Homenagem
O evento também homenageou Toshiko Kanashiro e Chinjun Kanashiro, o casal que trouxe para a Vila Moreira a primeira barraca de pastel, em 1964. Até hoje, o pastel é a fonte de renda dos santistas que escolheram Guarulhos para morar e formar uma família. “No início, comercializávamos apenas dois sabores: carne e queijo e era um sucesso. Éramos os únicos na cidade. Foi por meio dessa atividade que criei os meus três filhos, que trabalham comigo atualmente”, lembra Chinjum.