Cidades

Dois torcedores alemães são presos por furtar escultura no Aeroporto

Dois alemães foram presos nesta segunda-feira por furtar uma escultura em bronze inspirada no futebol que estava em exposição no saguão do Aeroporto Internacional de Guarulhos

Dois turistas alemães foram presos no aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, após furtarem uma escultura avaliada em R$ 25 mil, nesta segunda-feira. A obra estava em exposição no terminal 3.

Heiko Beck, de 39 anos, e Rainer Krann, de 48, saíram do Rio de Janeiro e embarcariam em São Paulo de volta para a Alemanha nesta tarde. Antes disso, eles visitaram a exposição do artista ítalo-brasileiro Inos Corradin. 

Usando camisetas da seleção alemã, eles se aproveitaram do baixo movimento e pegaram o item "Jogador de Futebol – Bicicleta", que fazia parte da exposição "Bate-bola, um embarque de uma paixão", sobre a Copa do Mundo e que terminou nesta segunda-feira. 

Pouco tempo depois, a curadora foi fazer uma vistoria no espaço e percebeu que a escultura havia sido levada. Ela acionou a segurança do aeroporto e os alemães foram localizados por meio das câmeras de segurança.

A Polícia Civil foi comunicada e passou a monitorar os passos da dupla dentro do terminal. Ao entrarem em um restaurante, eles foram presos. Os turistas confessaram o furto. A obra foi localizada na bagagem de Krann.

Eles disseram à polícia que vieram ao Brasil para assistir a todos os jogos da Alemanha na Copa do Mundo. A dupla chegou em São Paulo na tarde desta segunda, do Rio de Janeiro, depois da final entre Alemanha e Argentina.

"Acharam que o Brasil é uma terra sem lei", disse o delegado divisionário da Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista, Osvaldo Nico Gonçalves, que atendeu à ocorrência. A dupla afirmou à polícia que queria "levar uma lembrança do Brasil". Segundo Gonçalves, não há possibilidade de fiança. Os dois serão encaminhados a um Centro de Detenção Provisória.

Posso ajudar?