Dois turistas alemães foram presos no aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, após furtarem uma escultura avaliada em R$ 25 mil, nesta segunda-feira. A obra estava em exposição no terminal 3.
Heiko Beck, de 39 anos, e Rainer Krann, de 48, saíram do Rio de Janeiro e embarcariam em São Paulo de volta para a Alemanha nesta tarde. Antes disso, eles visitaram a exposição do artista ítalo-brasileiro Inos Corradin.
Usando camisetas da seleção alemã, eles se aproveitaram do baixo movimento e pegaram o item "Jogador de Futebol – Bicicleta", que fazia parte da exposição "Bate-bola, um embarque de uma paixão", sobre a Copa do Mundo e que terminou nesta segunda-feira.
Pouco tempo depois, a curadora foi fazer uma vistoria no espaço e percebeu que a escultura havia sido levada. Ela acionou a segurança do aeroporto e os alemães foram localizados por meio das câmeras de segurança.
A Polícia Civil foi comunicada e passou a monitorar os passos da dupla dentro do terminal. Ao entrarem em um restaurante, eles foram presos. Os turistas confessaram o furto. A obra foi localizada na bagagem de Krann.
Eles disseram à polícia que vieram ao Brasil para assistir a todos os jogos da Alemanha na Copa do Mundo. A dupla chegou em São Paulo na tarde desta segunda, do Rio de Janeiro, depois da final entre Alemanha e Argentina.
"Acharam que o Brasil é uma terra sem lei", disse o delegado divisionário da Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista, Osvaldo Nico Gonçalves, que atendeu à ocorrência. A dupla afirmou à polícia que queria "levar uma lembrança do Brasil". Segundo Gonçalves, não há possibilidade de fiança. Os dois serão encaminhados a um Centro de Detenção Provisória.