Moradores que vivem no condomínio residencial Premium Guarulhos, localizado no Macedo, não imaginavam que os apartamentos ocupados a partir do início do ano passado contariam com uma vizinhança tão incômoda como a casa noturna Canecão, localizada na confluência das avenidas Monteiro Lobato e Otávio Braga de Mesquita.
O estabelecimento alega que o som alto é proveniente de carros estacionados nas proximidades. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) providenciou a retirada de trailers que ficavam em frente ao local, que – segundo informa – serviam como foco para o som exagerado ao longo das madrugadas.
Desde o primeiro dia, os moradores do condomínio localizado à praça Gilberto Van Mill, mais conhecida como praça das Pedras, convivem de quinta-feira a domingo com um insuportável som que vaza tanto da casa noturna, como de carros de frequentadores, que deixam o volume alto até a madrugada. “O som é terrível, não tem como não escutar, eu tenho sono pesado, mas minha esposa sofre muito com esse barulho, uma total falta de respeito”, reclama Paulo Biavo, morador do condomínio.
Na madrugada desta segunda feira, dia 4, os moradores afirmam ter escutado o som até as 5h40. Além do som habitual, alguns carros estacionados no posto de serviços localizado na avenida Monteiro Lobato, bem próximo ao Canecão, estavam com os rádios ligados em volume muito alto. Fernanda Françoso diz já ter ligado na casa de shows. “Liguei para o Canecão e o gerente nos disse que não podia fazer nada”.
Síndico do condomínio Premium Guarulhos há apenas um mês, Evandro Barbosa diz que tomou conhecimento do caso. Ele conta que já há uma denúncia no Ministério Público e a Prefeitura sabe do problema, assim como a Polícia Militar mas nada foi feito até agora. “O problema maior ocorre nos dias de calor, quando a casa de shows abre o teto para ventilação e perde o isolamento acústico é liberado”. Evandro atenta também para o fato de muitos frequentadores do Canecão, que depois de sair da casa, vão para seus carros e ligam o som em volume muito alto, permanecendo nas imediações.
No domingo, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) realizou a retirada dos trailers, que ficavam em frente ao “Canecão”. Como trabalhavam sem licença de funcionamento, já haviam sido notificados anteriormente. Em nota, a SDU informou que “posteriormente eles foram multados por não terem cumprido as determinações exigidas nas notificações”.
Segundo a SDU, os trailers eram responsáveis pelo barulho alto e não a casa noturna. Como a retirada ocorreu no domingo, o barulho – proveniente dos carros dos frequentadores estacionados nas imediações – se arrastou até o início da manhã da segunda feira.
“O som alto não é do salão, são os carros que estacionam nas imediações dos trailers que fazem este barulho alto. O som é tão alto que de dentro do salão nós conseguimos ouvir o barulho lá de fora”, afirma Jaqueline de Souza, segurança do Canecão.
Morador que não quis se identificar discorda. “Tem o som que vem dos carros. Mas dá para ouvir dentro dos apartamentos que o barulho vaza de dentro da casa de shows. É insuportável. Muitas vezes, passamos a noite em claro, principalmente a partir de quinta-feira até domingo”. Sobre a retirada dos trailers, a pessoa espera que a situação melhore. “Mas tenho certeza que o problema vai continuar porque o que mais incomoda a gente vem lá de dentro”.