Cidades

SSP intensifica parcerias com prefeituras para prevenir crimes

Relatório da PM com sugestões de correções de problemas urbanos, como falta de iluminação pública, serão encaminhados para as administrações municipais

 

A partir de junho, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) vai intensificar as parcerias com as prefeituras de todo o estado para o combate ao crime em cada região. A intenção é estimular a realização de ações de segurança complementares ao trabalho policial.

Isso será feito a partir de sugestões de correções de problemas urbanos, como falta de iluminação pública e limpeza de vias. Os problemas urbanos são considerados como fatores de indução ao crime.

As sugestões de providências serão apontadas por relatórios elaborados por policiais militares que atuam nas localidades. Estes informes são chamados de Relatórios sobre Averiguação de Incidente Administrativo (Raias), que serão encaminhados para o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública (CIISP), onde serão sistematizados e repassados aos prefeitos.

Além das administrações municipais, também poderão ser acionados outros órgãos públicos ou entidades responsáveis pela reparação de um determinado problema.

Com isso, a SSP terá um controle informatizado das ações de segurança complementares ao trabalho policial que precisam ser realizadas e que são de responsabilidade das prefeituras.

A secretaria vai enviar periodicamente ofícios para as administrações municipais, ou para os órgãos responsáveis, com as correções, apontadas pelos PMs, que podem contribuir com a segurança pública.

A iniciativa faz parte do “São Paulo Contra o Crime”, um conjunto de ações estratégicas na área da segurança pública, que foi iniciado em maio do ano passado.

Segurança pública nas regiões

Essa é mais uma ação de aproximação das prefeituras com as políticas de segurança. Desde o ano passado estão sendo implantados os Gabinetes Metropolitanos de Gestão Estratégica de Segurança Pública (Gamesp), que são fóruns regionais formados para discutir ações de prevenção e combate ao crime.

O gabinete integra membros das polícias Civil, Militar e Federal, guardas municipais, prefeituras, secretarias estaduais, Ministério Público, Poder Judiciário e sociedade civil.

Os gabinetes foram criados a partir de resoluções conjuntas entre a SSP e a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano (SDM). O primeiro Gamesp instalado foi na Região Metropolitana de Campinas, em fevereiro de 2013.

Em maio do mesmo ano, foi criado o gabinete para as 39 cidades da região do Vale do Paraíba e do Litoral Norte. Dois meses depois, o Gamesp Baixada Santista e Vale do Ribeira foi instalado.

O gabinete da Aglomeração Urbana de Jundiaí e o da Grande São Paulo foram criados em setembro de 2013.

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