A Prefeitura de Guarulhos e o Governo do Estado assinaram convênio na tarde desta quinta-feira, dia 3, que vai assegurar R$ 2,5 milhões para o início das obras de construção de uma nova ponte na Vila Any
A ponte substituirá a atual, que passa sobre o rio Tietê e liga Guarulhos à Zona Leste de São Paulo.
Orçado em R$ 6.267.164,97 em sua totalidade, o projeto será realizado em parceria, sendo 50% do valor total de responsabilidade estadual, e o restante podendo ser dividido entre os municípios de Guarulhos e São Paulo.
“Vamos correr para agilizar o processo de contratação da empresa, porque sabemos da importância da ponte para os moradores da região”, disse o prefeito Sebastião Almeida, após a assinatura do convênio no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
Segundo ele, o processo licitatório deve durar cerca de 90 dias. Durante esse período, a Prefeitura vai batalhar pela liberação das licenças exigidas para a realização da obra junto à Companhia Estadual de Saneamento Ambiental (Cetesb) e ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee).
Almeida também deve cobrar a Prefeitura de São Paulo, que ainda avalia a possibilidade de participar do convênio, liberando 25% do valor total – os outros 25% seriam de Guarulhos, e 50% do Estado.
“Vou continuar dialogando com os representantes de São Paulo porque é uma ponte que também vai beneficiá-los. Os entendimentos estão bem avançados e eu acredito que vamos chegar a um acordo”, destacou o prefeito de Guarulhos.
A assinatura do convênio também contou com as presenças do secretário municipal de Transportes e Trânsito, Atílio André Pereira, da coordenadora de Relações Federativas, Roseli de Fátima Ferreira, do deputado estadual Alencar Santana, vereadores e de lideranças da Vila Any.