Cidades

Fracalanza tem programação voltada a Semana da Pessoa com Deficiência

O Parque Júlio Fracalanza teve uma programação especial nesta quarta-feira (27)dedicada à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A Ação Global foi organizada pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPD), em parceria com a Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência. Participaram das atividades cerca de 400 pessoas, que puderam assistir às apresentações culturais das entidades de Guarulhos, palestras sobre previdência social, reciclagem e violência doméstica. Os participantes puderam aferir a pressão arterial, realizar teste de diabetes, além de receber um tratamento jurídico, estético e massagem.
 
O prefeito Sebastião Almeida esteve presente no evento e chamou a atenção de todos quanto à importância da reflexão sobre a Semana da Pessoa com Deficiência. “Esta é uma semana para refletirmos sobre a cidade que queremos. Avançamos com a criação da Coordenadoria e pretendemos, além da inauguração da Academia Popular, voltada para a pessoa com deficiência e mobilidade reduzida, a inauguração de um parquinho também contemplando o segmento. Vamos garantir um período bem maior para renovação da carteirinha de ônibus municipal, por meio de um projeto de lei que iremos apresentar e irá beneficiar a muitos”, disse Almeida.
 
“Hoje estamos realizando a abertura da Semana, que começou em maio. Isto porque o Fórum iniciado em maio percorreu as quatro regiões de Guarulhos colhendo propostas e ideias. Passamos por 700 pessoas e no último sábado encerramos o fórum com a criação de um documento que será entregue hoje para o prefeito com o objetivo de melhorar ainda mais as políticas públicas”, disse Silvana Mesquita, responsável pelo Conselho Municipal.
 
Firmino Manoel da Silva, responsável pela coordenadoria, ressaltou a importância de ações como esta que promove a pessoa com deficiência. “Sabemos que há pessoas com deficiência em toda a cidade e por isso temos que levar essas atividades de forma centralizada para todos. No próximo ano, tentaremos levar a Ação Global para o Bosque Maia para atingir um maior número de pessoas”, finalizou Firmino.
 
Maria Socorro da C. Gomes, mãe do aluno da Casa da Mãe Operária, elogiou a iniciativa. “Eu acho que ações como esta deveriam ocorrer sempre para conhecimento de todas as pessoas. A pessoa com deficiência tem direito de conviver com outras pessoas. Somos nós que somos deficientes e não sabemos conviver com elas”, disse Maria.
 
Durante o evento também foi apresentada a Cartilha para Pessoa com Deficiência. A publicação traz informações quanto à defesa da cidadania, além de leis municipais, estaduais e federais referentes às pessoas com deficiência.
 
Foram parceiros da ação as Secretarias de Transporte e Trânsito, Meio Ambiente, Trabalho e Saúde, Cidade Mirim Ayrton Senna da Silva, Centro de Terapias Naturais e Complementares, Previdência Social, Instituto de Beleza Embelleze, Senac, Sindicato do Comércio de São Paulo, FIG, instituições do segmento Apae, CMO, Nadpd e Amea.
 
Serviço: O Parque Júlio Fracalanza fica na rua Joaquim de Miranda, 471, Vila Augusta.

Posso ajudar?