O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – Caps AD, localizado na Vila Augusta, ganhou um elevador para facilitar o acesso entre seus quatro pavimentos e garantir mais conforto aos usuários e trabalhadores. O equipamento, com capacidade para seis pessoas, foi vistoriado pelo prefeito Sebastião Almeida e pelo seu vice, o secretário de Saúde, Carlos Derman, na tarde desta quarta-feira (27).
O Caps é uma unidade especializada no tratamento de pacientes com transtornos mentais e do comportamento decorrentes da dependência de substâncias psicoativas. Instado em um prédio com 723 metros quadrados de área construída, o serviço conta com nove leitos de hospitalidade noturna e equipe multiprofissional, com oferta de consultas médicas, processo de desintoxicação, psicoterapias, oficinas terapêuticas e culturais.
Para a gerente do Caps AD, Solange Aparecida Bená, o equipamento é mais um benefício oferecido pelo serviço, que facilitará o acesso de pessoas idosas e com dificuldade de locomoção. “Esse espaço de tratamento é da população. Muitas pessoas já passaram pelos leitos do Caps e hoje já puderam fazer outras escolhas para suas vidas, escolhas mais saudáveis”, explicou.
Atualmente, o Caps AD atende uma média de 600 pacientes por mês, incluindo familiares. “É um excelente serviço que agora ficará ainda melhor com o elevador”, destacou o secretário de Saúde. O prefeito Almeida, por sua vez, disse que pretende implantar no município outras experiências como a do Caps AD. “Vamos trabalhar para ter uma cidade mais humana, mais fraterna e mais solidária, porque não tem anda mais gratificante do que poder transformar o ser humano”, ressaltou.