Cidades

Estado promete entregar Centro de Oncologia do HGG até o final deste ano

Com atraso de pouco mais de cinco anos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, confirmou, nesta quinta-feira, 4, a entrega do Centro de Oncologia do HGG (Hospital Geral de Guarulhos) para o final deste ano, sem precisar o mês e ao menos a data. No entanto, esta especialidade não será de atendimento exclusivo para a população de Guarulhos.
 
De acordo com a Pasta, o Centro Oncológico estará disponível para atender os populares de outras oito cidades (Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano) que compõe a região do Alto Tietê, que totalizam aproximadamente uma população de 3 milhões de habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
 
O GuarulhosWeb revelou em julho de 2012 que o anexo para atender esta demanda está sendo construída desde 2009. Estarão disponíveis para os populares da região do Alto Tietê, além do serviço de oncologia, uma central de quimioterapia e radioterapia, atendimentos ambulatoriais e cuidados paliativos, pelo qual pretende se tornar referência na região neste tipo de tratamento.
 
A Secretaria de Saúde também informou que pretende entregar o equipamento em pleno funcionamento até o final deste ano. Em outubro de 2011 em visita ao hospital Stella Maris, o atual governador Geraldo Alckmin (PSDB) havia prometido sua entrega no final daquele ano, no entanto, a promessa não foi concretizada. 
 
Esta unidade está prevista para realizar o atendimento á pouco mais de 1500 pacientes que possui a cidade. Para receber o tratamento adequado, estes precisam se deslocar para a Capital e a cidade de Mogi das Cruzes. O Governo do Estado informou que foram investidos, até o momento, R$ 3,5 milhões.
 
O motivo do atraso na entrega foi a mudança no perfil de atendimento, que passa a receber pacientes de municípios da região. Com este novo cenário, a pasta informou que houve a modificação e ampliação da construção para o pleno atendimento. Além disso, somente após o término das obras, o Governo Estadual iniciará o processo de compra de equipamentos e contratação de funcionários.
 
 
 

Posso ajudar?