Cerca de 150 mil alunos da rede estadual de ensino de São Paulo participam neste sábado (13) da segunda fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Os estudantes dos ensinos Fundamental e Médio mais bem colocados na primeira avaliação, responderão agora questões discursivas de cálculo e raciocínio. Em 2013, São Paulo conquistou 7.700 prêmios, sendo 700 medalhas de ouro, prata e bronze, e menções honrosas.
A atividade é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o interesse dos jovens pela ciência matemática, revelar talentos e futuros estudiosos da área. Os professores da disciplina também participarão de uma seleção para o Programa Obmep na Escola, que oferece materiais para atividades extraclasses.
Os primeiros seis mil alunos, que tiverem as melhores notas, também serão convidados a participarem do Programa de Iniciação Científica (PIC-OBMEP 2014), em 2015. Os locais de prova e o cartão de confirmação estão disponíveis no site www.obmep.org.br. Os participantes devem chegar com meia hora de antecedência e levar documento original com foto.
"A Olimpíada de Matemática é uma oportunidade para os nossos alunos e professores serem reconhecidos pela aplicação do conhecimento matemático além do ambiente escolar", afirma o Prof. João dos Santos Vitalino da Equipe Curricular de Matemática, da Coordenadoria de Gestão Básica da Secretaria Estadual da Educação.