A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMA) de Guarulhos manifestou apoio ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) nas ações da Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens. Devido ao apoio institucional da SMA, uma mensagem de alerta sobre o tráfico de animais será inserida nas contas de água dos guarulhenses. A mensagem será publicada nas contas de água a partir do dia 8 de outubro.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, apreendeu 24 mil animais em ações de fiscalização no País contra o tráfico de animais em 2013. Vítimas da terceira maior atividade ilegal do mundo, estima-se que nove em cada 10 animais traficados morram antes de chegar ao destino final.
Pensando em ajudar a reverter essas estatísticas, os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CRMV/CRMVs) mobilizam a população, pelo segundo ano consecutivo, com a Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens. Lançada no ano passado, a campanha promove, durante todo o mês de setembro, mobilização pelas redes sociais, além do Segundo Dia de Conscientização.
O objetivo principal da Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens é conscientizar e engajar a sociedade como aliada no combate ao tráfico de animais selvagens. Isso porque a participação da população para impedir o avanço desse crime é de extrema importância, não apenas por ser potencial consumidor, mas também por poder se tornar um agente fiscalizador.
“Nosso total apoio a essa iniciativa está, intimamente, ligado às diretrizes que estão sendo implementadas no âmbito desta Pasta para esclarecimento da população”, informa em nota a secretaria.
O presidente do CRMV-SP, Francisco Cavalcanti de Almeida, parabeniza a SMA, em nome do secretário Luiz Henrique Rodrigues Zanetta, pela iniciativa de apoiar a campanha em defesa dos animais selvagens e, consequentemente, da preservação ambiental. “Esperamos que Guarulhos seja exemplo para que os demais municípios também apóiem essa causa em um futuro próximo.”
“Ações como essa do Sistema CFMV/CRMVs são fundamentais. Achei interessante o Conselho tomar essa atitude, pois é o órgão mais próximo do veterinário, que por sua vez é o profissional mais próximo das pessoas que querem ou já possuem animais. Os médico veterinários exercem um papel muito importante como fonte de orientação e informação”, comenta a médica veterinária e membro suplente da Comissão Técnica de Médicos Veterinários de Animais Selvagens do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Ticiana Zwang.
Segundo Dia de Conscientização
Em cada um dos 27 Regionais, serão realizadas ações sociais em parques, shoppings, praças e zoológicos com a presença de médicos veterinários e zootecnistas, que orientarão e esclarecerão as dúvidas da população sobre como combater e denunciar o tráfico de animais selvagens. Na capital paulista, o CRMV-SP promoverá o evento no dia 21 de setembro, das 9h às 15h, na Arena Cultural da Fundação Parque Zoológico de São Paulo.
Haverá a entrega de cartilhas educativas e informativas para os visitantes do zoológico, assim como uma apresentação do espetáculo teatral Bichos do Brasil, da Cia. Pia Fraus, que traz mais de 50 bonecos de animais da fauna brasileira, a maior parte deles ameaçada pelo tráfico de animais selvagens e pela ação humana em seus biomas naturais.
Redes Sociais
Para mobilizar a população contra o tráfico de animais selvagens, o CRMV-SP já iniciou sua campanha pelas redes sociais com a hashtag #contraotraficodeanimaisselvagens e o compartilhamento das peças da campanha, assim como dados do tráfico no Estado e alertas sobre como a sociedade também pode ser agente transformador dessa realidade.
Além disso, o CRMV-SP convida àqueles que apóiam a campanha a mudarem seus avatares nas redes sociais pela foto de um animal selvagem ameaçado pelo tráfico. A mobilização virtual foi iniciada no dia 2 de setembro e seguirá durante todo o mês.