Pela segunda vez neste mês em Guarulhos, a Unidade Móvel de Reabilitação da Rede Lucy Montoro, um equipamento do Governo do Estado, realizou a entrega de cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção a pacientes que aguardavam os materiais.
A carreta foi instalada Centro de Especialização Médica em Guarulhos (CEMEG) na Vila Augusta. Nesta visita, o número previsto de atendimento nesta sexta-feira e sábado é de 148 pacientes, cerca de 50% finalizados no mesmo dia. Alguns serão encaminhados para o a sede do instituto, em São Paulo, onde as próteses e órteses serão confeccionadas e adaptadas de acordo com a necessidade de cada um.
Os pacientes atendidos fazem parte de uma lista de espera organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, que foi encaminhada para o Lucy Montoro, do Governo Estadual, que disponibilizou os equipamentos para as pessoas pré inscritas.
O prazo para a entrega das próteses e órteses é de 30 dias após a avaliação, quando são tirados moldes que enviados para a instituição onde são confeccionados. Na entrega há a possibilidade de fazer pequenos ajustes, que quase sempre não são necessários por se tratar de moldes específicos para cada paciente. A carreta é equipada com uma oficina para produção dos equipamentos, porém pelo pouco tempo de estadia na cidade e o grande número de atendidos, não há possibilidade de produzir todo material necessário.
A equipe da carreta é formada por médicos fisiatras, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, assistentes sociais e técnicos de prótese e órtese. A unidade tem capacidade para ajustar tamanho de cinto e altura, o que possibilita a entrega imediata ao paciente.
A médica fisiatra, Mariane Tateishi, explica que, por já ter trabalhado em alguns hospitais da cidade e saber as carências do município, acredita ser um grande ganho para os pacientes a instalação da carreta em Guarulhos. “Aqui nós verificamos a real necessidade do paciente e podemos oferecer os equipamentos que aquela pessoa precisa, por uma avaliação detalha”, explicou.
Laura Silva, 47 anos, acompanhava a sogra no atendimento. Há 20 anos ela sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e não consegue se locomover. Perdeu alguns movimentos dos membros superiores e a capacidade da fala. “A dificuldade de adquirir este tipo de material é muito grande e o custo é muito alto. Se ela pudesse falar tenho certeza que ela diria que é uma realização”. Sobre o projeto, ela completa: “o bom é entrar aqui e ver que não é só uma promessa”.
Na última visita da carreta a Guarulhos, no início do mês, foram 166 pacientes, que receberam atendimento médico, avaliação e equipamentos adequados para garantir uma melhor qualidade de vida.
A proposta da Rede Lucy Montoro, um organização governamental, é oferecer condições à pessoa com deficiência de ser efetivamente inserida na sociedade a partir do desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades.
O objetivo da Unidade é atender as demandas mais urgentes de fornecimento de órteses, próteses, cadeiras de rodas e meios auxiliares de locomoção em todo o Estado. Além de elevador hidráulico para atender cadeirantes ou pessoas em maca, a Unidade Móvel da Rede Lucy Montoro dispõe de banheiro adaptado, um consultório médico, sala de espera e oficina de órteses e próteses, composta por salas de prova, de máquinas e de gesso.