Integrantes do movimento Hip Hop de Guarulhos temem que a Semana Municipal da Cultura Hip Hop, oficializada pela lei 7.259 de 28 de abril deste ano, seja reduzida a apenas dois dias de eventos.
Segundo Bob Controversa, coordenador da Casa de Cultura do Hip Hop e presidente Associação Cultural e Educacional Movimento Hip Hop Revolucionário NH2R, as cláusulas da lei que cria a Semana do Hip Hop não estariam sendo cumpridas pela Prefeitura de Guaurlhos. Bob informa que os militantes não participaram da primeira reunião aberta sobre o assunto. “A partir do momento em que foram convidados a participar, apenas receberam informações do que já havia sido resolvido”, explica.
Uma das formas encontradas pelo movimento para chamar a atenção da Secretaria de Cultura foi criar nas redes sociais a hashtag #SEÉLEIQUESEFAÇACUMPRIR. Até o momento, centenas de pessoas – não apenas de Guarulhos, mas de outras cidades e estados que conhecem o trabalho dos movimentos Hip Hop na cidade – já se engajaram nesta campanha, por meio de postagens de vídeos e fotos para tentar ajudar os militantes guarulhenses a conseguir conquistar o objetivo.
No ano passado, quando ainda não havia a lei, a semana do Hip Hop teve programação durante sete dias com várias atividades. O encerramento contou com um congresso, que durou dois dias no final da semana. Ainda segundo Bob Controversa, a Secretaria de Cultura teria informado na reunião que o evento terá apenas dois dias. “Está muito difícil o dialogo, nós não somo recebidos. A gente não quer nada mais do que está na lei”.
Segundo a lei, a Semana Municipal da Cultura Hip Hop de Guarulhos deve ser celebrada na semana do dia 12 de novembro. De acordo com a Secretaria de Cultura, três reuniões já foram realizadas com representantes do Hip Hop da cidade. A Secretaria confirma que, assim como em 2013, um evento será realizado em novembro, mas ainda não tem datas e programação fechadas.