A ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Guarulhos inaugurou nesta quinta-feira o Impostômetro, um equipamento luminoso que exibe em tempo real os valores pagos pelos impostos pelos guarulhenses. Instalados bem em frente ao Paço Municipal, ele ficará bem visível aos olhos do prefeito Sebastião Almeida (PT).
Porém, Almeida não compareceu ao evento de lançamento do Impostômetro. A ausência do chefe do Executivo, além de notada, foi cobrada pelo presidente da ACE, Jorge Taiar.
"Alguns não vieram por entender que esta iniciativa é contra as ações do governo. Ninguém é contra o pagamento de impostos, mas desde que eles sejam revertidos da melhor maneira possível", disse o mandatário da ACE.
O GuarulhosWeb questionou a assessoria de imprensa da Prefeitura mas até o momento não obteve a justificativa para a ausência do prefeito. Entre os presentes, estavam o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, José Pereira, e Wilson Lourenço, representante da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).
O mensurador lançado em Guarulhos é parecido com o criado em 2006 na Capital pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo. Tem como objetivo central mostrar ao contribuinte os valores arrecadados na aquisição de insumos e serviços pelos consumidores do município. A contagem inicial apresentava a quantia de pouco mais de R$ 2,7 bilhões de impostos pagos pelos contribuintes desde o início do ano. A aferição dos dados é feita de forma aproximada pelo Instituto de Planejamento Tributário.
Antes da inauguração, a ACE Guarulhos realizou diversas ações relacionadas a contribuição dos consumidores para a arrecadação de impostos como captação de assinaturas para aprovação de lei que obrigasse a publicação em cupons fiscais dos valores pagos de impostos, além do Feirão do Imposto.
No entanto, Taiar também cobrou publicamente investimentos relacionados a cidade oriundos do Governo Estadual e Federal, já que a publicação realizada no Impostômetro é uma composição dos impostos arrecadados pelas três esferas no município.
"É até bom estar próximo desta casa (em alusão a proximidade entre o equipamento com o Paço Municipal), até porque quando passar por aqui vai ter a oportunidade de ver o quanto está sendo arrecadado. Não é senhor Almeida? Isso vale também para o senhor Alckmin e a senhora Dilma", encerrou Taiar.