Cidades

Pedstres têm dificuldade para andar por calçadas da Salgado Filho no Centro

A avenida Salgado Filho, na região central, entre os número 160 e 800, conta com várias clinicas médicas, estacionamentos, cartórios e empresas de diversos segmentos. Pelo local, circulam todos os dias centenas de guarulhenses das mais variadas idades. Porém, o maior desafio é conseguir seguir pelas calçadas, tantos são os obstáculos que existem neste trecho.
 
Na altura do número 160 há um ponto de ônibus. Apesar de haver limpeza diária no local, o lixo se acumula pelo chão. A única lixeira estava cheia. Em todo esse trecho, fora esta do ponto de ônibus, a reportagem encontrou apenas mais uma lixeira, mesmo assim quebrada. 
 
As calçadas estão cheias de imperfeições, com rebaixamentos para facilitar o acesso de veículos a garagens particulares, tornando a vida dos pedestres mais difícil. Que tem alguma dificuldade para se locomover, o problema é ainda maior. O agente de viagem, Élson Gonzaga Carvalho, de 48 anos, está afastado do trabalho há cinco anos devido a artrose nos dois joelhos. Ele precisa do auxílio de duas muletas para conseguir caminhar. Para ir ao médico, usa as calçadas da Salgado Filhos. “É muito difícil, tem que ter cuidado, se não prestar bastante atenção eu acabo me machucando, além disso sofro com a falta de educação das pessoas”.
 
Outro desafio para quem anda por lá são os estacionamento, nem todos possuem sinalização adequada e os pedestres precisam ficar atentos com carros entrando e saindo a todo momento.  "Esses dias eu quase fui atropelada, estava procurando um número distraída quando um rapaz saiu muito rápido do estacionamento, só tive tempo de pular para me proteger”, contou a dona de casa Marli Oliveira Ito, de 56 anos.
 
Na altura do número 798 há uma pequena praça, onde apenas um lado possui calçadas para pedestres. Há muito lixo acumulado e um trailer abandonado completa o cenário de abandono.
 
 

Posso ajudar?