A Operação Darknet foi deflagrada simultaneamente por 44 unidades da Polícia Federal nos estados do Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, e dentre as 51 prisões realizadas nestes estados, uma delas ocorreu na cidade de Guarulhos.
As informações obtidas durante as investigações que envolvem suspeitos de outros países foram repassadas para autoridades de Portugal, Itália, Colômbia, México, Venezuela. Desse total 50 prisões foram fruto de flagrantes realizados pelos policiais federais durante as buscas, além de uma prisão preventiva decretada pela justiça.
No decorrer das investigações que resultaram na ação desta quarta-feira, 15, outras quatro pessoas foram presas. A operação teve o objetivo de confirmar a identidade dos suspeitos e buscar elementos que comprovem os crimes de armazenamento e divulgação de imagens e abuso sexual de crianças e adolescentes.
Foram cumpridos mais de 100 mandados, entre busca e apreensão, prisão e condução coercitiva em 18 estados e no Distrito Federal, com a participação de mais de 500 policiais federais.