Cidades

Orçamento Participativo é citado em artigo acadêmico de revista britânica

A experiência do Orçamento Participativo (OP) de Guarulhos é citada no artigo acadêmico “Contribuições do Orçamento Participativo para prestação e gerenciamento de serviços básicos,” publicado em setembro na revista do Instituto Internacional do Desenvolvimento Ambiental. Escrito pelo professor da University College London, Yves Cabannes, o texto analisa o OP em 20 cidades de diferentes regiões do mundo – incluindo cinco brasileiras (Guarulhos/SP, Porto Alegre/RS, Belo Horizonte/MG, Canoas/RS e Várzea Paulista/SP) – a partir de relatórios e informações enviadas por essas cidades ao Observatório Global de Descentralização e Democracia (Gold) da rede internacional formada por 136 países, a Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU).
 
 
A publicação mostra como o Orçamento Participativo guarulhense mudou a relação entre o poder público e o cidadão, e também como ele contribuiu para a melhoria dos serviços oferecidos à população, utilizando exemplos como os terminais de ônibus, mutirões de pavimentação, reciclagem de entulhos para reaproveitamento em serviços viários, entre outros.
 
 
Desde 2001, o OP em Guarulhos já reuniu mais de 72 mil pessoas em plenárias distribuídas por diversas regiões da cidade. Isso permitiu à Prefeitura entregar mais de 1.500 ações voltadas à comunidade, um dos maiores índices registrados entre as cidades brasileiras que adotaram o Orçamento Participativo.

Posso ajudar?