5ª Mostra da Educação Municipal de Guarulhos foi aberta oficialmente na manhã desta terça-feira em evento, realizado no Teatro Adamastor, com a presença de diretores e professores da rede municipal de ensino, convidados e a comunidade.
A abertura contou com apresentações musicais e vídeos explicativos que abordaram temas que serão discutidos durante os 10 dias da Mostra. O secretário municpal de Educação, Moacir de Souza, apresentou o novo projeto da Secretaria, a Escola Digital Professora Maria Aparecida Contin, que será utilizada para capacitação permanente de professores. A intenção é de que 320 mil horas de formação sejam aplicadas na primeira etapa do projeto.
O diretor do Departamento de Informática da Prefeitura, Carlos Eduardo da Silva, falou sobre os novos projetos de tecnologia que estão sendo implantados na área de educação da cidade. “O desafio proposto foi muito grande, foram meses de discussões e reuniões para chegar a este resultado”. Segundo o ele, foram instaladas em escolas e na Prefeitura um anel de fibra ótica que possibilita a conexão entre os setores. Atualmente 80% das escolas já possuem o serviço. Além disso, o acesso à internet foi ampliado.
Outro objetivo do projeto é de que sejam entregues aos professores da rede de ensino municipal até 2015 notebooks para que os professores possam utilizar todas as plataformas tecnológicas oferecidas.
As salas de aula multimídia também podem se tornar uma realidade. Como exemplo, o secretário e o diretor apresentaram a escola Manoel Resende, no Residencial Bambi como a primeira a receber a sala multimídia, onde haverá instalações de projetores e telas retrateis.
“Vamos ter um alto impacto na nossa rede, mas ele será sentido a longo e médio prazo”, completou Souza.
Para saber mais informações sobre a 5ª Mostra da Educação Municipal acesse o site http://educacao.guarulhos.sp.gov.br/mostra2014