Os motoristas que desejarem estacionar seu carro em qualquer uma das vias de Guarulhos com estacionamento rotativo precisam estar atento para ter futuros problemas com multas, já que a Prefeitura utiliza dois modelos de cobrança mas sem dar muitas informações: o parquímetro, que está sendo descontinuado, e a zona azul virtual, uma nova modalidade oferecida via celular e em pontos de venda.
A reportagem do GuarulhosWeb encontrou na rua Dona Olinda de Albuquerque, na região central, parquímetros trancados com cadeados e sem nenhum tipo de orientação ao motorista sobre o que fazer naquela situação. No entanto, a Prefeitura alega que, por estarem próximos aos pontos de vendas (de zona azul virtual), não existe a necessidade de reabri-los, porém, sem nenhum tipo de aviso ou comunicado para procurá-los.
O Governo Municipal, por meio da STT (Secretaria de Transporte e Trânsito), ainda ressalta que esta é uma forma de incentivar os usuários a procurar o sistema virtual, implantado desde junho de 2012, junto aos pontos de venda, e consequentemente, proporcionar ao comércio uma participação maior nas vendas. Na cidade existem 52 equipamentos em atividade, 6 retirados do estacionamento e outros 11 desativados.
Na ausência do parquímetro, este pago com moedas, a Prefeitura orienta o condutor a procurar a compra de créditos pelo sistema online, através do endereço eletrônico – www.mobilicidade.com.br – pelo celular ou nos pontos de vendas distribuídos pela cidade. A renovação pode ser feita também virtualmente em um dos 59 pontos de venda.
De acordo com os administradores deste sistema, a expectativa é chegar a mais de 70 pontos de vendas no município. São três locais de funcionamento: Centro, Vila Galvão e Bom Clima. Eles também lembram que os agentes de trânsito são avisados pelo palm que a vaga está ocupada. Quanto a manutenção dos equipamentos, a Administração Pública afirma que direciona uma equipe para fazer os reparos necessários diariamente das 7h30 às 18h.