Com a chegada do final do ano, as lojas já começam a se preparar para o aumento de consumidores. Mas, se por um lado o número de pessoas que vão às compras cresce, a preocupação com a segurança também passa a ser latente. Para este ano, tanto Guarda Civil Municipal quanto Polícia Militar planejaram ações específicas para o mês de dezembro. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira, 2, em reunião que contou com a presença de representantes das duas corporações, na Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE).
O comandante da GCM, Luiz Carlos Barreto, acompanhado do subcomandante, Paulo Emílio, confirmou que a corporação estará atuando em parceria com a Polícia Militar nos principais centros comerciais e parques da cidade. “Será um trabalho onde cada um exercerá sua função”, completou Barreto.
Pela Polícia Militar, a tradicional “Operação Papai Noel” já tem data para começar: dia 4 de dezembro e deve se estender até a virada do ano, segundo informou o novo comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, o Tenente Coronel Oswaldo Garcia.
Segundo Garcia, todas as companhias da PM estão envolvidas na operação. Na rua Dom Pedro II, principal centro de compras da cidade, dois grupos atuarão em turnos diferentes – manhã e tarde, contando inclusive com o auxílio da Base Móvel da corporação.
Durante a Operação Papai Noel, viaturas farão rondas nas principais vias próximas aos centros comerciais, e os soldados da PM farão a patrulha a pé com a missão de visitar os estabelecimentos comerciais. “Enquanto eu estiver à frente do 15º Batalhão, a PM irá trabalhar sempre com a prevenção”, alertou Garcia.
Além dos agentes de segurança, a reunião contou com a presença do vice-presidente da Facesp, Wilson Lourenço; de dirigentes da ACE-Guarulhos, do diretor de segurança pública de Guarulhos, Marcelo Charaba, entre outros.