Cidades

Empresa de Guarulhos é finalista estadual do prêmio MPE Brasil

A ActiveCorp é uma das 16 empresas classificadas; premiação acontece nesta quinta-feira, na sede do Sebrae-SP, no Paraíso
 
A guarulhense ActiveCorp, empresa especializada em desenvolvimento de software para o setor de Logística, está entre os 16 finalistas estaduais do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, promovido pelo Sebrae Nacional, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Gerdau, com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A premiação estadual acontece nesta quinta-feira, dia 4, às 18h, na sede do Sebrae-SP, no Paraíso. A empresa de Guarulhos foi classificada na categoria “Serviços de Tecnologia de Informação”.
 
O prêmio valoriza as boas práticas de gestão nas micro e pequenas empresas e oferece um diagnóstico completo do negócio para que os participantes melhorem seus produtos e serviços e tornem-se mais competitivos. Além da chance de concorrer ao título de melhor empresa do ano, o empresário recebe um relatório gratuito sobre a situação da gestão do negócio, apontando os pontos fortes e os itens que podem ser melhorados.
 
Este ano, mais de 50,9 mil micro e pequenas empresas brasileiras garantiram diagnóstico de gestão gratuito, como ferramenta proposta pelo MPE Brasil. “O Estado de São Paulo teve mais de 34 mil empresas inscritas, onde 890 de Guarulhos. Uma delas, a ActiveCorp, está entre as 16 finalistas que irão disputar o prêmio estadual, das quais sete delas receberão o troféu em suas respectivas categorias e também nos destaques de Responsabilidade Social e Inovação”, explica Gilberto Campião, gestor do prêmio no Escritório Regional do Sebrae-SP em Guarulhos. “Os vencedores da etapa estadual irão concorrer à etapa nacional”, acrescenta.
 
Situada no Jardim Santa Mena, em Guarulhos, a ActiveCorp atua desde 1997 no desenvolvimento de soluções para transporte e logística. Com mais de 200 clientes, a empresa conta com 36 colaboradores e uma taxa de crescimento anual em torno de 40% ao ano, nos últimos cinco anos. “Especializamo-nos em desenvolvimento de software para o setor de Logística, atendemos grande empresas com portais de controle de entregas, rastreamento de mercadorias, controle de fretes e transportadoras”, informa Jefferson Luiz Cescon, um dos sócios da empresa.
 
Segundo Jefferson, após a filiação da ActiveCorp como empresa amiga da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Guarulhos, conheceu o gerente do Sebrae-SP em Guarulhos, Marcelo Paranzini. “Como já conhecia a seriedade e o trabalho do Sebrae-SP, através da minha participação no Seminário Empretec, em 2012, procurei o Marcelo solicitando ajuda para divulgação dos nossos produtos em todo o Brasil, pois precisava de apoio para tornar os sistemas conhecidos”, comenta Cescon.
 
O gerente orientou como o Sebrae poderia ajudá-lo e indicou uma avaliação através do projeto ALI – Agentes Locais de Inovação, que tem como objetivo massificar soluções de inovação e tecnologia nas micro e pequenas empresas, tornando-as alcançáveis para todos os empresários ou empreendedores. “Indiquei o projeto, pois era importante gerar um mapeamento da situação atual da empresa”, explica Paranzini.
 
Após contato com Crenildo de Araújo, responsável pelo ALI do Escritório Regional do Sebrae-SP em Guarulhos, ActiveCorp passou a ser atendido pelo Agente Local de Inovação Marco Túlio, que apresentou o diagnóstico, comprovando a necessidade de investimentos em divulgação. “O Marco conheceu a empresa a fundo e identificou que a nossa gestão é uma das nossas principais forças e nos convidou para participar do MPE. Ficamos muito empolgados, nos inscrevemos e mostramos aos consultores do Sebrae como os nossos líderes gerem suas áreas e como as pessoas estão engajadas em desenvolver e entregar o melhor software para logística”, comenta Vera Cescon, outra sócia da ActiveCorp, que chegou a participar do Sebrae Aprender a Empreender, em 2003.
 
De acordo Marco Túlio, houve na ActiveCorp um incremento das estratégias de planejamento, utilizando-se da ferramenta Planeja Fácil do Sebrae. Além disso, o empresário passou a criar novos modelos de negócios, utilizando-se da ferramenta Canvas. “A empresa de associou a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), com a intenção de buscar um melhor conhecimento do mercado de software no país, fez exploração de novos mercados via representação comercial e criou um treinamento via sistema EAD para representantes comerciais”, informa.
 
 
 
Para Jefferson, estar entre os 16 finalistas estaduais do prêmio é uma grande satisfação. “Estamos muito agradecidos ao Sebrae-SP e, estar entre as empresas finalistas indicadas ao premio MPE é um orgulho e uma vitória muito grande, afinal, é o reconhecimento de todo trabalho, estudo e dedicação investidos durante todos estes anos. Sabemos que temos muito a percorrer e os desafios de uma pequena empresa são muito grandes, mas é de extrema importância o apoio que o Sebrae presta a nós, os pequenos empresários, que na verdade, juntos, somos os grandes geradores de receita, renda e emprego deste imenso pais”, completa o diretor sócio da ActiveCorp.
 
 
 
E para Marcelo Paranzini, o resultado obtido pela empresa demonstra como o Sebrae-SP pode colaborar com sua melhoria, e também o quão importante é a participação ativa do empresário, neste caso de todos os sócios”. Com isso, cria-se um relacionamento que gera frutos e com certeza serão perpetuados com a contínua aproximação entre a ActiveCorp e o Sebrae-SP”, completa o gerente.
 

Posso ajudar?