Cidades

Guarulhos estuda implantar ciclovias junto a corredores de ônibus

Segundo a Prefeitura de Guarulhos, a cidade conta atualmente com 7 km de ciclovias. No entanto, apenas 1 km é permanente. Os outros 6 km forma a ciclofaixa – espaço que só funciona aos domingos – no corredor formado pelas avenidas Paulo Faccini e Salgado Filho, na região central. Em setembro de 2013, o GuarulhosWeb trouxe uma ampla reportagem sobre o tema. 
 
Neste final de ano, acompanhando a febre por ciclovias implantada na Capital, onde o prefeito Fernando Haddad vem implantando faixas exclusivas para bicicletas por toda a cidade, a administração municipal de Guarulhos começa a se mexer para apresentar um projeto de mobilidade urbana, que inclui 30 quilômetros de pistas para os ciclistas em diferentes pontos do município.
 
Ainda sem data definida para sua funcionalidade, o GuarulhosWeb apurou que há estudos para implantar os 30 quilômetrosde pistas para ciclistas juntamente com os corredores de ônibus, dentro de um projeto macro com verbas que devem vir do Governo Federal.
 
As ciclovias devem ser instaladas juntamente com os corredores de ônibus propostos pela STT (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito). Vias como as avenidas Juscelino Kubitschek, no bairro dos Pimentas, Papa João Paulo I, no Jardim Presidente Dutra, Monteiro Lobato, no Macedo, Santos Dumont, Cumbica, Otávio Braga de Mesquita, no Taboão, Paulo Faccini, região Central, e rua João Jamil Zarif, Jardim São João, podem ser contempladas com o equipamento.
 
No entanto, o GuarulhosWeb entrou em contato com a Secretaria de Transporte e Trânsito, via e-mail, para esclarecimentos sobre como será realizada a implantação das ciclovias na cidade, porém, não houve qualquer resposta por parte da Pasta. Entretanto, a reportagem apurou que a primeira delas deve ser instalada na Santos Dumont, já que suas obras começam em meados de abril do próximo ano. As demais ainda não contam com previsão de instalação.
 
A implantação deste sistema de mobilidade urbana somente será possível pelo aporte de aproximadamente R$ 600 milhões cedidos pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O Governo Municipal também não respondeu o que deve ser feito com a ciclofaixa instalada na avenida Paulo Faccini, já que aparece entre as vias escolhidas para receberem o corredor de ônibus. Além da via da região central, a cidade também conta com um quilômetro de ciclovia no Parque Cecap.
 
A Prefeitura pretende instalar as ciclovias interligadas aos corredores de ônibus e assim complementar o sistema de transporte municipal. O município deve atingir a marca de 35 quilômetros disponíveis para o trânsito de bicicletas e similares.
 

Posso ajudar?