Cidades

Saae descarta implantar em Guarulhos multa por excesso em consumo de água

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) descartou nesta sexta-feira, 19, qualquer possibilidade de punição ao munícipe por exagero no consumo de água, repetindo a medida anunciada pelo Governo do Estado, nesta semana, para conter o consumo desnecessário da população em municípios servidos pela Sabesp, em função dos baixos níveis  nas reservas estaduais, que se encontram em estado crítico. 
 
De acordo com a proposta do governador Geraldo Alckmin (PSDB), a punição somente se dará caso o consumidor superar a média de consumo de água dos últimos 12 meses . No entanto, para que seja implantada esta taxa extra, a sugestão precisa ser regulamentada pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia no Estado de São Paulo .
 
Na contramão do que prega o Poder Executivo do Estado, o Saae, via assessoria de imprensa, informou que não está cogitada à aplicação da mesma medida ao guarulhense. E tampouco existe a possibilidade dela ser revertida por conta da crise hídrica que atravessa o Estado de São Paulo nos últimos meses. 
 
Diante do cenário crítico em que se encontrava, o Saae oficializou em março o rodízio no fornecimento de seus 1,4 milhões de habitantes, oferecendo um dia com água e outro sem. No mês anterior, a empresa promove uma campanha de incentivo econômico, oferecendo descontos nas contas para quem reduzir o consumo. Até julho deste ano, o Saae havia registrado o benefício para 53% da população.
 
Responsável por abastecer 25% da população guarulhense, o sistema de abastecimento Alto Tietê atingiu a marca de 10,7% de sua capacidade de atendimento com a utilização do chamado volume morto, autorizado pelo Daae (Departamento de Águas e Energia Elétrica), no último final de semana. O nível anterior a operação era de preocupantes 4,1%.