Empresários dos segmentos de material de construção, comércio varejista de roupas e de óculos foram os que mais procuraram a Loja Modelo Itinerante do Sebrae-SP, que esteve de 16 a 19 de dezembro em Atibaia, mostrando aos visitantes os principais conceitos e tendências de como montar uma loja de varejo. A carreta Loja Modelo foi organizado pelo Escritório Regional do Sebrae-SP em Guarulhos, com apoio da Prefeitura da Estância de Atibaia e da Associação Comercial e Industrial de Atibaia – ACIA. “Muitos empresários do setor industrial e designer de interiores, além de potenciais empresários que gostariam de abrir um comércio, também procuraram a carreta Loja Modelo”, informou Michelle Sabino, consultora do Sebrae-SP em Guarulhos.
Com 55m² e 15 metros de comprimento, a carreta procura ensinar o lojista a organizar e deixar o ponto de venda mais atraente. No local, foi possível ver a disposição de roupas e acessórios, organização de produtos, iluminação ideal para valorizar as mercadorias e conceitos como visual merchandising. "Na Loja Modelo, empresários e visitantes tiveram, gratuitamente, atendimento completo pelo Sebrae-SP, onde puderam tirar suas dúvidas de como organizar melhor seu comércio, vivenciando as melhores técnicas de ambientação de uma loja, como fachada, vitrine, display, disposição de produtos, comunicação visual, itens de segurança e tecnologia, entre outros”, explicou Marcelo Paranzini, gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Guarulhos.
Outro destaque da Loja Modelo Itinerante do Sebrae-SP foi sua localização, no estacionamento do Centro de Convenções Victor Brecheret, no centro da cidade. “Ela ficou em um ponto de fácil visualização da principal via de Atibaia, com facilidade de estacionamento. Muitos que viam a carreta paravam para perguntar sobre gestão empresarial e cursos oferecidos pelo Sebrae-SP”, comentou a consultora Michelle.
Para Marcelo Paranzini, a ação é muito importante para os municípios. “Com a Loja Modelo indo até um local fixo na cidade, evita que o empreendedor e o empresário tenham que se deslocar para outros municípios para terem acessos aos esclarecimentos e orientações de como estruturar adequadamente uma loja, abrangendo organização da vitrine, dos equipamentos internos utilizados – bancada, prateleiras, etc -, da disposição dos itens a serem expostos para venda, da organização do balcão, do sistema a ser utilizado para venda e do espaço para espera do acompanhante do cliente, dentre outros. Ou seja, é o Sebrae-SP facilitando o acesso aos clientes e parceiros”, completou.​



