O ano de 2014 foi muito produtivo para a Coordenadoria da Mulher. Além de realizar diversas atividades e ações voltadas para políticas públicas, a Coordenadoria também unificou e fortaleceu a Rede de Não Violência à Mulher. Com a participação de todos os setores da Prefeitura e entidades da sociedade civil, que prestam algum tipo de atendimento à mulher em situação de violência, a Rede reuniu-se regularmente na terceira quarta-feira de cada mês, durante todo o ano. A adesão dos setores ligados às secretarias de Justiça e Segurança Pública do Estado é uma das metas para 2015.
Neste ano, criou-se a Comissão de Usuárias das Casas da Mulher Clara Maria e da Casa das Rosas, Margaridas e Beths por meio da portaria nº 95/2014. Outras 55 mulheres foram eleitas para acompanhar, avaliar os trabalhos desenvolvidos e sugerir novos projetos e ações. Também nas Casas da Mulher, diversos serviços foram fixados, como cursos de formação, inclusão digital através dos Telecentros e a inserção do programa Locação Social para Mulheres Vítimas de Violência. Formação continuada foi oferecida para funcionárias das Casas para atender de forma adequada à mulheres que procuram ajuda e seus filhos. Cursos de paisagismo, horticultura e de reutilização adequada de resíduos também foram oferecidos aos funcionários e à sociedade civil.
Ao longo do ano, diversas campanhas foram realizadas e a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres com o apoio da sua equipe, de setores da Administração Municipal e da sociedade civil, conseguiu fazer uma ampla divulgação na cidade. As campanhas foram: Exploração Sexual não é Turismo, é Crime; Educação para Autonomia da Mulher; Oito Anos da Lei Maria da Penha; 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher; Laço Branco – Homens pelo fim da Violência à Mulher (muito bem recebida pela população, durante o ano se obteve 911 adesões); além das campanhas permanentes de divulgação da Central 180, por Elevação da Escolaridade das Mulheres.
A Coordenadoria participou regularmente dos Conselhos de Assistência Social, de Proteção e Erradicação do Trabalho Infantil, dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente; participou da Semcitec (Semana da Ciência e Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Guarulhos) com o tema “A Ciência e a Mulher”; implantou o Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres e um plano de formação que atendeu a mais de 200 munícipes; e integrou o Grupo de Trabalho do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê).
O Prefeito Sebastião Almeida ratificou sua adesão ao Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, baseado em um Plano de Trabalho para a cidade elaborado pela Coordenadoria.
A sede da Coordenadoria da Mulher passou para um espaço maior; houve reformas na parte elétrica, hidráulica, carpintaria e pintura, bem como adequações e ampliações de espaços nas Casas da Mulher. Materiais de trabalho foram adquiridos como impressoras, equipamentos para os cursos e brinquedos para os espaços lúdicos.
A Coordenadoria de Políticas para as Mulheres encerra o ano tendo cumprido as atividades propostas e continua auxiliando sempre as mulheres vítimas de agressões e de qualquer outro tipo de violência. Mas é importante lembrar que ainda há muito o que fazer e essa luta no combate à violência é contínua.
Para saber mais sobre a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres entre em contato através do telefone: 2468-3569.
A Coordenadoria fica na avenida Tiradentes, 2140, Vila São Jorge – Cep. 07113-001