Cidades

Eniac aproveita experiências de alunos e professores para aprimorar projeto educacional

Colocar o aluno como peça ativa central no processo educacional, a ponto até de sugerir mudanças e alterar os próprios cursos para os próximos anos. A partir deste objetivo, o Colégio e Faculdade Eniac  coloca em prática um plano ousado, por meio de novos equipamentos com tecnologias de ponta, com a utilização de drones e impressoras 3D, oficinas de aplicação, metodologias inovadoras de aprendizado e desafios e bootcamps de empreendedorismo. “O objetivo é, mais uma vez, inovar o aprendizado e a experiência de seus alunos”, informa Ruy Guérios, mantenedor do Colégio e Faculdade Eniac, que completa 30 anos de fundação neste 2015.
 
Segundo o professor, as inovações se baseiam em pesquisas e protótipos em torno do assunto, realizadas por meio de buscas realizadas até no exterior sobre as melhores práticas já adotadas. O Eniac enviou delegações a universidades renomadas, como Harvard, MIT (Massachusetts Institute of Technology) e Stanford, nos Estados Unidos, e Universidade de Warwick e Trinity College, no Reino Unido e Irlanda, respectivamente.
 
Um dos principais exemplos do que o Eniac já produz neste sentido são os Projetos Integradores, que já fazem parte da rotina do Ensino Médio, Ensino Técnico, Graduação Superior e Pós-graduação há oito anos. São projetos multidisciplinares que os alunos desenvolvem semestralmente e funcionam como principal forma de avaliação da instituição. “Este ano, os Projetos Integradores passarão por uma melhoria, com a inclusão de uma metodologia que nasceu na universidade americana de Stanford, o Design Thinking, que tem como objetivo centrar o foco dos projetos nas pessoas, entendendo quais são suas reais necessidades e percepções, e idealizando soluções eficazes, que devem ser testadas de forma dinâmica e constante”, anuncia Fernando Domingues, gerente de Inovação e Novos Negócios do Eniac.
 
De acordo com Domingues, utilizando essa mesma metodologia, em 2014, o Eniac propôs aos alunos dos últimos semestres do curso de Sistemas de Informação que redesenhassem a sua experiência como estudante da Faculdade Eniac, desde a matrícula até o dia-a-dia dentro da sala de aula, e o relacionamento com os professores e coordenadores. O mesmo modelo foi proposto aos professores. “O resultado está sendo utilizado para redesenhar a experiência dos alunos e professores dentro da instituição”, diz.
 
Fernando esclarece que o objetivo é transformar os professores e alunos em uma espécie de projetista de seu curso. “Ao dar voz ativa a eles, é possível melhorar de forma mais segura e rápida todo o processo educacional e gerar mudanças significativas de alto impacto”.
 
DNA – Ruy Guérios explica que a  inovação e quebra de paradigmas está no DNA do Eniac desde a sua fundação. “Na época, enquanto grandes universidades investiam na formação de engenheiros para atuar com grandes mainframes que dominavam o mercado, o Eniac viu uma oportunidade na formação de técnicos em programação para atuar com computadores pessoais, que ainda começavam a ganhar popularidade”.
 
De acordo com ele, ao completar 30 anos de história, o Eniac vê em 2015 uma oportunidade de transformar o aprendizado através de metodologias inovadoras de ensino. “Tratam-se de Metodologias Ativas, já que colocam o aluno como peça ativa e central no processo educacional”, explica Guérios, acrescentando que o foco não está totalmente no aprendizado, mas no desenvolvimento da capacidade dos estudantes de solucionar problemas e gerar soluções inteligentes, transformando o conhecimento adquirido em uma espécie de ferramenta para atingir os objetivos. "A interatividade e a prática são as principais características destas metodologias, que valorizam também um diálogo mais aberto entre professores e alunos e entre colegas", completa.