As perspectivas da economia brasileira em 2015 não são das melhores. Crise no abastecimento de água e de energia, aumento de impostos, elevação dos preços dos combustíveis, inflação acima da meta, já começam a causar preocupação no brasileiro. Para os associados à Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), não é diferente. Para muitos empreendedores, neste ano, a palavra de ordem é planejamento.
Este é o caso do empresário Daniel Vieira Leite, da loja associada Dival Óticas. Ele conta que, já iniciou o ano vendendo menos que em janeiro de 2014 e acredita que 2015 será complicado. “Vamos ter que trabalhar ações alternativas. Fazer um planejamento rigoroso. Mas, para o brasileiro, isso é mais fácil, já que estamos acostumados em nos reinventar”, disse.
Outra preocupação de Leite é com a crise hídrica e de energia. “Sem água, não consigo produzir se quer uma lente”, completou.
O empresário José Luiz Biancheze, da loja Vital Biancheze Móveis, também acredita que o ano será difícil. “A primeira semana de 2015 foi incrível, mas depois ninguém mais entrou na loja”, contou.
Biancheze criticou as medidas adotadas pelo Governo Federal. “Para o governo é muito fácil, já que para eles é só aumentar os impostos. No final somos nós que pagamos”, disse.