Cidades

Apesar de paralisação parcial de operadores, Prefeitura afirma que atendimento do SAMU está normal

A falta de pagamento de pelo menos três de salários foi o motivo da paralisação parcial de operadores de atendimento do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Guarulhos, que são contratados da empresa Avape Net, prestadora deste serviço no município. No entanto, a Prefeitura local afirmou, via assessoria de imprensa, que o atendimento está sendo realizado normalmente.
 
O Governo Municipal afirmou, via Secretaria de Saúde, que os pagamentos acordados em contratos estão sendo realizados normalmente à empresa referida, que de acordo com informações apuradas pelo GuarulhosWeb não está quitando os vencimentos de seus funcionários que atuam na central de atendimento do SAMU de Guarulhos. O repasse mensal da Administração Pública para a empresa contratada é de R$ 70 mil mensais. 
 
Diante deste cenário, a Prefeitura ressalta que apesar da paralisação parcial dos operadores, as operações de urgência estão sendo atendidas normalmente e sem nenhum prejuízo ao usuário. Segundo fontes do GuarulhosWeb, apenas 5 profissionais atendem as solicitações de município na central de atendimento telefônico 192. Ou seja, existe um atendente para cerca de 280 mil habitantes.
 
Para atenuar o incidente ocasionado pela prestadora de serviço e não prejudicar efetivamente a prestação do serviço na cidade, o secretário Carlos Derman atendeu uma comissão de funcionários da Avape Net, na última quinta-feira, 29, e prometeu intervir no caso para que eles possam receber seus vencimentos que estão em atraso. No entanto, não foi revelada qua seria esta intervenção.
 
O GuarulhosWeb entrou em contato com a Avape Net, via telefone, com o departamento de comunicação interna, e a empresa confirmou que os salários estão em atrasos, mas que em breve deve solucionar todas as pendências financeiras com seus colaboradores. Ela também alegou problemas administrativos em suas contas bancárias, fato este que causou a falta do repasse financeiro aos funcionários.