Cidades

Começa neste sábado o principal evento de empreendedorismo do País

Os pequenos negócios, que somam mais de nove milhões no Brasil e 2,5 milhões somente no estado de São Paulo, ganham em 2015 uma oportunidade especial de fomento, capacitação e profissionalização. De 7 a 10 de fevereiro, será realizada no Pavilhão do Anhembi a 4ª Feira do Empreendedor.
 
Promovida pelo Sebrae-SP, a maior feira de empreendedorismo brasileira, que acontecia a cada dois anos, passa a ser anual, ampliando a oferta de orientação, produtos, serviços e possibilidades de network a um segmento da economia que, apesar de todas as dificuldades, vem crescendo em várias frentes de atividade e se mantém como o grande gerador de emprego no País.
 
Levando suporte e estímulos à competitividade das micro e pequenas empresas, a Feira do Empreendedor também se expande: recebeu no início de 2014, em sua última edição, 82 mil visitantes, 50% a mais do que em 2012, e em 2015 espera atrair 85 mil pessoas. Nos quatro dias do evento, empresários ou interessados em iniciar um negócio terão oportunidades de incrementar uma empresa já existente ou abrir um novo empreendimento. “O interesse crescente pela feira, que recebeu um número de visitantes muito acima das expectativas em sua última edição e realizou milhares de capacitações, mostra que o brasileiro acredita no empreendedorismo. Deixou de ser uma opção para quem perde o emprego, ganhando espaço entre profissionais de carreira que decidem realizar um sonho e jovens que estão ingressando na população economicamente ativa”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Paulo Skaf. 
 
O Sebrae-SP programou para o evento — que espera crescer 15% também em geração de negócios, movimentando R$ 5,6 milhões — atividades em diversos espaços temáticos. Os microempreendedores individuais (MEI), que já são mais de 1,1 milhão em São Paulo, terão uma área especial de orientação e parceiros ajudarão a formalizar os candidatos a MEI na hora. Interessados em tomar crédito ou conhecer as linhas de financiamento específicas para pequenas empresas receberão dicas de consultores especializados e informações das próprias instituições financeiras.
 
A Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp) mostrará projetos e soluções na área de Agronegócios, e espaços especiais também foram programados para orientar startups (empresas nascentes, geralmente de base tecnológica) e mostrar tendências e novidades tecnológicas para o varejo físico e virtual. 
 
 
 
O visitante poderá ainda fazer compras em um minishopping com produtos de pequenas empresas, e participar de sessões de cinema com foco nos desafios do universo empreendedor, que serão seguidas de orientação de consultores especializados.
 
Participam nesta edição 400 expositores, contra 350 na anterior, num espaço que aumentou de 21 mil para 30 mil metros quadrados. Distribuídas em alamedas mais largas, que facilitarão a circulação dos visitantes, estarão fornecedoras de máquinas e equipamentos; representantes de franquias e de vendas porta a porta; empresas de serviços, representantes comerciais e fornecedoras de TI (Tecnologia da Informação) para desenvolvimento de negócios físicos e online. A Feira também estará totalmente adaptada para pessoas com deficiência, com garantia de mobilidade e tradução de palestras na linguagem de libras. “O espaço da feira é um ambiente propício para estimular esse movimento, pois reúne, num mesmo local, empresários e potenciais empreendedores dos mais diversos segmentos; prevê a realização de 320 palestras e mais de 40 mil capacitações gratuitas, e mostra opções concretas de investimento”, informa o diretor superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
 
Segundo Marcelo Paranzini, gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Guarulhos, a Feira do Empreendedor é uma oportunidade, tanto para o empreendedor quanto para o empresário, de terem acesso a serviços e informações essenciais para abrir seu negócio ou melhorar o negócio já existente, em um só local. “Os empreendedores e empresários não podem perder esta oportunidade, pois encontrarão em único local diversas informações, tais como: novas oportunidades de negócio, orientações e consultorias com especialistas, entre outras. Também é uma oportunidade para atualizar-se quanto ao mercado em que atua, pois poderá ter uma visão das empresas que estão no mesmo mercado e que podem ser potenciais parceiros”, explica Paranzini.
 
Para participar da 4ª Feira do Empreendedor acesse o link http://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br ou ligue para 0800 570 0800.
 
 
 
 
Espaços da Feira
 
Orientação Empresarial
– Espaço destinado a atendimento especializado para empresários e potenciais empreendedores.
 
Acesso a serviços financeiros
– O estande oferece uma extensa gama de informações sobre serviços financeiros, entre eles, informações sobre crédito para desenvolver seu negócio.
 
Microempreendedor Individual – MEI
– O ambiente oferece orientação empresarial e a formalização de negócios do MEI. No local, também é possível abrir uma empresa e sair com o CNPJ em mãos.
 
Carreta Loja Modelo
– Traz as mais modernas técnicas de ambientação, visual merchandising e tecnologia de automação do ponto de venda.
 
Escola de Negócios
– O espaço proporciona a oportunidade de troca de experiências e ideias para novos projetos, além de diversas atividades e palestras.
 
Espaço do Conhecimento
– É um dos maiores atrativos da Feira do Empreendedor. Uma área destinada a palestras, encontros e debates, apresentando o que há de mais inspirador, moderno e atual no universo dos pequenos negócios.
 
Espaço de Capacitação 
– Criado para disseminar informações sobre fluxo de caixa, plano de negócio planejamento, merchandising, marketing de relacionamento, contabilidade e finanças, vendas, como lidar com inadimplência, entre outros.
 
Startup World – Mercados emergentes
– Traz informações sobre mercados emergentes que carecem de produtos e serviços inovadores e que apontam para oportunidades que atraem as startups.
 
 
 Cine Sebrae
– Espaço para debates inspirados em boas histórias para transformar o cinema em oportunidades de conhecimento, ideias, propostas de inovação, liderança, negociação, sustentabilidade, criatividade, atitude empreendedora e estratégias para impulsionar seu negócio.
 
 
Check-up Empresas
Faz alusão a uma clínica médica, com sala de espera, senha, triagem, área de atendimento com poltronas de repouso e suporte para soro. A recepção é feita pelos doutores da alegria e a consulta por especialistas certificados pelo Sebrae-SP vestindo jalecos brancos.  A intenção é fazer com que o empreendedor sinta-se numa avaliação criteriosa da saúde do seu negócio e receba imediatamente a solução para a dificuldade que está enfrentando.
 
 
 Agronegócios
– Oportunidade para produtores rurais apresentarem a diversidade de seus produtos e suas capacidades de produção.
 
 
Mini Shopping
– Ideal para empresários conhecerem novos fornecedores. O local de venda no varejo oferece produtos e/ou serviços para empresários e potenciais empreendedores realizarem compras para seus negócios.
 
Rádio Sebrae-SP
– A rádio trará as principais notícias da Feira do Empreendedor 2015, informações sobre o universo das micro e pequenas empresas e das mudanças de hábitos dos consumidores, além de tendências de mercado e depoimentos de empresários.
 
Pátio Digital
– O espaço traz as tradicionais parcerias do Sebrae-SP com empresas que apresentam oportunidades para as micro e pequenas empresas.
 
Oportunidade de Negócios
– Informações sobre negócios online, franquias e micro-franquias, maquinas e equipamentos, representação porta a porta e serviços, além de ofertas para micro, pequenas e grandes empresas.
 
 
 
Serviço
Feira do Empreendedor Sebrae-SP
De 7 a 10 de fevereiro de 2015
De sábado a terça-feira, das 10h às 21h
Pavilhão Anhembi Parque – Av. Olavo Fontoura, 1209 – SP/SP
Entrada gratuita e exclusiva para maiores de 14 anos

Posso ajudar?