No dia 26/01/2011, o GuarulhosWeb noticiava "Abraço em casarão histórico do Centro fracassa por falta de pessoas" (https://www.guarulhosweb.com.br/noticia.php?nr=38446). O protesto era uma iniciativa da AAPAH para evitar o destombamento e a demolição da Casa do Prefeito José Maurício, que fica entre as ruas Felício Marcondes com a Sete de Setembro, no Centro de Guarulhos.
A iniciativa visava evitar o que havia acontecido com a Casa Saraceni, que foi destombada e demolida com o aval da Câmara dos Vereadores e o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico. O protesto era um modo de chamar atenção das autoridades e buscar conscientizar a população sobre a importância da conservação do patrimônio histórico.
Como foi noticiado na matéria, não houve apoio em massa da população. Naquela época o imóvel ainda era de propriedade dos herdeiros do ex-prefeito José Maurício. O restauro ficaria caro e comercialmente seria mais interessante o terreno que a própria casa. Assim, para os herdeiros a casa era um elefante branco.
Em junho de 2013, a imprensa local noticia que a prefeitura comprou o casarão por 3 milhões de reais e o local se tornaria um centro cultural e educacional, a partir de 2014.
Mesmo com a propriedade passada para o poder público, o casarão que deveria embelezar o centro da cidade está abandonado. Os únicos que se interessam de visitar o local são estudantes de arquitetura e história levados pelos professores para criarem projetos de restauro para trabalho da graduação.
Após cinco anos da tentativa do abraço organizado pela Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico, a Casa do Prefeito José Maurício continua se degradando por causa da ação do tempo. Por enquanto, o restauro e o uso do prédio continua sendo projeto. Como em Guarulhos tudo que é sólido se desmancha no ar, continua o risco de perder mais um patrimônio histórico.
Segue abaixo as fotos tiradas de dentro da Casa do Prefeito José Maurício, ano de 2014. Acervo: AAPAH/Bruno Leite de Carvalho.
Jornalista, responsável pela assessoria de comunicação da AAPAH, coautor dos livros “Guia Histórico Cultural de Logradouros – Lugares e Memórias de Guarulhos” e “Signos e Significados em Guarulhos: Identidade – Urbanização – Exclusão”.