Por volta das 9h30 desta quinta-feira (5) leitores do GuarulhosWeb, gravaram um vídeo onde funcionários da Proguaru, limpavam o pátio da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), localizada na Rua do Rosário, no bairro do Macedo.
Veja o vídeo:
“Não acho justo a população fazer um grande esforço para economizar, enquanto um órgão público gasta água desta maneira” explicou uma comerciante da região que não quis se identificar.
Em resposta aos questionamentos enviado pelo GuarulhosWeb, sobre uso de água por funcionários da Proguaru que prestam serviços à Unifesp no setor de limpeza do prédio, a Proguaru informou que por conta da volta as aulas, a diretoria da instituição solicitou o esvaziamento da caixa d’água para limpeza do tanque. Por este motivo a água que seria desperdiçada foi utilizada na higienização do prédio.
A Proguaru informou ainda que, diante da crise hídrica que assola o Estado de São Paulo, reforçou a orientação para que seus trabalhadores economizem água, inclusive com a criação de campanhas voltadas ao público interno.
A UNIFESP informou que a limpeza do pátio foi feita com 1/3 de água potável que apresentava cor amarelada, sem condições de consumo. Todos os funcionários do campus estão orientados a não desperdiçar água potável em limpezas pesadas e contínuas.
Algumas ações foram tomadas para economizar água, tais como: regulagem da pressão das torneiras, redução da pressão das válvulas hídricas, adaptação e reutilização da água da chuva, além de ações para detectar possíveis vazamentos.