Cidades

Eniac não dispensa alunos do programa Vence apesar de cortes do Estado

O programa de bolsas de ensino técnico Vence teve 50% de suas vagas cortadas, conforme documento enviado pelo Governo do Estado de São Paulo para as instituições, no último dia 29 – o governo reduziu o número de vagas de 20 para 10 mil. Reconhecendo a importância do ensino técnico na formação dos jovens, o Colégio Eniac tomou a iniciativa de acolher todos os alunos que tiveram interesse de continuar a estudar, com bolsas integrais oferecidas pela própria instituição. “O Eniac já trabalha na inclusão profissional e tecnológica desses alunos do Vence há mais de três anos, através de nossa OnG, o Eniac Innovation, a diferença é que desde o ano passado passamos a trabalhar com bolsas oferecidas por nós também”, informa  Douglas Reis, presidente do Eniac Innovation.

 
Mais de 150 alunos foram contemplados com a iniciativa. As áreas dos cursos técnicos oferecidos pelo Eniac são: Administração, Informática, Mecatrônica, Logística e Recursos Humanos. A escola ainda convida empresas a contribuir com o projeto, adotando mais alunos que queriam continuar os estudos no nível técnico dentro da instituição.  “Quanto ao planejamento, estávamos preparados para receber a quantidade integral de alunos, por isso, será um grande prazer não ter que dispensar nenhum aluno do programa. O Eniac conta com os meios e a infraestrutura para fornecer uma formação de altíssima qualidade”, diz Ricardo Magalhães coordenador dos cursos técnicos da Instituição.
 
Magalhães acrescenta que as aulas começaram essa semana e para os estudantes o momento agora é de integração e orientação a respeito das atividades do curso. “Não tem coisa melhor que passar o conhecimento para a futura geração”, completa o coordenador.
 
O programa Vence (ou Retec – Rede de Ensino Médio Técnico) é uma parceria do governo estadual com escolas particulares, onde possibilita que estudantes da 2ª série do Ensino Médio das escolas estaduais tenham acesso a uma formação técnica de qualidade, nas escolas particulares inscritas no programa. O Colégio Eniac é uma das escolas credenciadas e parceiro do projeto, pois oferece esses cursos.
 
Ensino profissionalizante no Eniac – Justamente por entender o verdadeiro caminho de capacitar profissionais para o mercado de trabalho, o Colégio Eniac, em Guarulhos, forma técnicos desde 1985 e se especializou em EPT – Educação Profissional e Tecnológica (cursos  de qualificação profissional, técnicos e superiores de tecnologia), promovendo ascensão social e crescimento profissional para os jovens. “Assim, encurtam o caminho chegando mais rapidamente ao primeiro emprego e, numa segunda etapa, podem custear cursos superiores e de especialização”, diz Ruy Guérios. Diretor do Colégio e Faculdade Eniac.
 
Segundo Guérios, o avanço dos cursos técnicos é notório e o poder público, percebendo a necessidade de investir nesse tipo de aprendizado, também faz sua parte. Além do programa Vence-Retec, o Eniac tem outros diferenciais no ensino profissionalizante, como o Ensino Médio Integrado ao Técnico, que associa em um só curso o Ensino Médio com o Ensino Técnico Profissionalizante, possibilitando ao aluno obter dois certificados simultaneamente.

Posso ajudar?