A Secretária de Saúde do Estado de São Paulo, alerta para a prevenção do sarampo principalmente para pessoas que pretendem viajar para a região nordeste do país e para os Estados unidos. Segundo a GRU Airport cerca de 40% dos passageiros que embarcam em vôos domésticos partem ou retornam à cidade vindos do nordeste.
Ainda segundo a Secretaria a orientação acontece em virtude de uma incidência da doença nestas que são consideradas como tendo alto fluxo de visitação como os Estados Unidos e o Ceará.
Segundo dados apresentados pela Secretária em 2015 paises como Europa (Alemanha, Bósnia-Hezergovina e Sérvia), na Ásia (China), na África e na Oceania também apresentaram casos da doença.
A prevenção deve ser feita através de vacina, que precisa ser tomada 15 dias antes da viagem. Outro grupo de risco e que precisa tomar a vacina são crianças em idade entre 1 e 5 anos que ainda não foram imunizadas contra a doença em campanhas. A ultima foi realizada no fim de 2014.
Alguns profissionais de turismo como motoristas de taxi, funcionários de hotéis e restaurantes, entre outros que também tenham contato com viajantes que venham destes locais de risco devem também se imunizar contra a doença.
A secretária alerta não existe circulação endêmica do vírus do sarampo no Estado desde 2000. Entretanto, trata-se de uma doença altamente contagiosa, que pode ser transmitida por secreções expelidas por meio de tosse e espirro, por exemplo. O vírus fica incubado por um período de 7 a 18 dias e pode resultar em quadros graves, apresentar complicações sérias como pneumonia, diarréia e encefalite, ou levar a óbito.
Os principais sintomas da doença são febre e exantema (manchas avermelhadas na pele) acompanhados de sintomas como tosse, coriza ou olhos avermelhados, que podem representar casos de sarampo ou rubéola. Caso algum perceba algum destes sintomas a pessoa deve buscar avaliação médica imediata e evitar contato com outras pessoas até a confirmação do diagnóstico.
“A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba”, explica a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.
No mês de janeiro de 2015 cerca de 522.147 pessoas desembarcaram na cidade vindos do nordeste. Uma média de 16.843 passageiros por dia. Os embarques chegaram ao número de 482.384 que partiram para a região nordeste média de 15.561 pessoas por dia.