O Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal de Guarulhos (Stap) fechou acordo com a Secretaria de Educação, que estabelece as regras da avaliação de desempenho dos profissionais da Educação na rede municipal. Os critérios, definidos na segunda (23) em reunião da entidade com o secretário Moacir de Souza, servirão de base para a evolução na Carreira do Magistério.
Até chegar à forma final, houve longo processo de negociação e mobilização dos Educadores, que avaliaram várias propostas e buscaram melhoria na fórmula apresentada inicialmente pela Pasta da Educação.
O presidente do Stap, Pedro Zanotti Filho, comenta: “Essa conquista foi construída por meio de discussão com os Educadores, num debate amplo e democrático”. Ele explica que a proposta aprovada recebeu 4.295 votos sim, 303 não e 78 abstenções, em votação que mobilizou 131 escolas da rede.
Avanço – A evolução dos Educadores, baseada na avaliação de desempenho individual, estava parada desde 2010. Agora, haverá a evolução por graus e três automáticas, resultando em valorização da Carreira e ganho econômico real.