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Sebrae-SP disponibiliza cartilha para auxiliar a vender mais no Dia das Mães

A fim de ajudar lojistas a aumentarem as vendas na data considerada a segunda mais importante para o comércio – atrás apenas do Natal – o Sebrae-SP lançou a cartilha Venda Melhor – Dia das Mães, com dicas que vão desde como escolher ou treinar a equipe de vendas até sugestões sobre como expor os produtos à venda de forma correta e atrativa. “Nesse momento, divulgar seu negócio é fundamental. O consumidor precisa saber que sua loja existe e o que oferece, e datas sazonais, como o Dia das Mães, trazem desafios e oportunidades para o varejo”, explica Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP.
 
 
Entre as informações disponíveis na cartilha, estão sugestões para preparação da equipe de vendas, com citações sobre o que não deve ser feito, como: admitir funcionários inexperientes para economizar em salários ou, ainda, contratar pessoas que, posteriormente, terá dificuldade em demitir, como amigos ou parentes. O empresário também deve ficar atento às contratações de última hora, que podem mais atrapalhar do que ajudar. Outra questão importante abordada diz respeito à forma como os produtos são expostos. Uma dica é criar uma área nobre na loja onde possa focar os olhos do consumidor nos produtos que quer vender. Além disso, sabe-se que o ponto de venda é onde o consumidor toma a decisão de compra. Logo, além de expor de forma estratégica e correta, é importante precificar os produtos de forma visível, pois peças sem preço podem fazer com que o cliente se desinteresse.
 
 
Sobre o atendimento aos clientes de forma geral, é fundamental que o fluxo de pessoas dentro da loja seja facilitado, coordenando a fila para os pacotes, organizando o espaço em torno do caixa, dentre outras questões. “É importante que o lojista monte previamente um checklist com tudo o que deve ser feito antes mesmo de abrir o estabelecimento”, alerta Caetano.
 
 
As redes sociais também devem ser usadas como aliadas do empresário. Algumas dicas são: promover a data na rede, com textos sobre o Dia das Mães e convidar os seguidores para uma visita à loja virtual e também à loja física. Para quem já vende pela Internet, atualizar o site com ofertas, descrever os produtos de forma clara e correta e disponibilizar chats ou e-mails para esclarecer as dúvidas pode ajudar a incrementar as vendas.
 
 
Para Fernanda Bueno, consultora de Marketing do Escritório Regional do Sebrae-SP em Guarulhos, o empreendedor dever aproveitar a oportunidade dessa data e fidelizar os consumidores. “Com o cadastro renovado dos clientes atuais e os dados dos novos, é possível desenvolver ações de relacionamento com o cliente e buscar manter o bom faturamento, mesmo depois das vendas sazonais”, informa a consultora.
 
 
A cartilha Venda Melhor- Dia das Mães do Sebrae-SP está disponível no link  http://www.sebraesp.com.br/arquivos_site/biblioteca/guias_cartilhas/vm_dia_maes_2015.pdf , ou pode ser retirada no Escritório Regional do Sebrae-SP em Guarulhos, na Avenida Salgado Filho, 1800. Mais informações pelo telefone (11) 2440-1009.
 
 
 
Outras dicas importantes para aproveitar o Dia das Mães:
 
1. Deixe preparado o esquema de divulgação – contato com pessoal de criação publicitária, gráficas e veículos de comunicação;
2. Inicie o treinamento do pessoal para novos produtos e reforce os conhecimentos sobre atendimento ao cliente nos aspectos de demonstração dos produtos, técnicas de apresentação de preços e fechamento da venda;
3. Faça uma reunião com a equipe e prepare um plano de incentivo a todos os funcionários da empresa, principalmente à equipe de vendas;
4. Faça uma revisão completa no visual da loja, começando pela fachada, luminosos, vitrine e portas de entrada;
5. Adapte a loja à data, pois o cliente gosta de ver que o empresário está preocupado em mostrar que segue tendências e traz sempre novidades;
6. Faça com que as promoções sejam um atrativo diferenciado da mera questão do preço.
 
A cartilha Venda Melhor- Dia das Mães do Sebrae-SP ainda traz orientações aos empresários para que liquidem a sobra de estoque após a data.
 
 
 
 

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