O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região completa 52 anos de fundação nesta quinta (30). O aniversário será comemorado na sede da entidade (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos), a partir das 18 horas, com entrega de medalhas a sócios mais antigos.
Fundado por metalúrgicos idealistas, em 30 de abril de 1963, o Sindicato é hoje uma das principais entidades metalúrgicas do País. Além de Guarulhos, a entidade representa cerca de 50 mil trabalhadores, em 1.500 fábricas, de Arujá, Mairiporã e Santa Isabel.
O presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos, informa: “Metalúrgicos com mínimo de 20 anos de sindicalização serão homenageados. Esses companheiros têm papel fundamental na entidade, porque, além de fortalecer o Sindicato, simbolizam o comprometimento contínuo com o órgão de classe da categoria e as lutas metalúrgicas”.
Patrimônio – Nestes 52 anos, o Sindicato construiu um dos maiores patrimônios do sindicalismo brasileiro. Além do prédio da sede, com cinco andares, no Centro de Guarulhos, possui subsedes em Arujá e Mairiporã (Terra Preta). A entidade também tem Clube de Campo (Parque Primavera), Colônia de Férias em Caraguatatuba e o Hotel-Fazenda Vista Linda, em Vargem (a 90 quilômetros de Guarulhos).
Pereira – José Pereira dos Santos, presidente da entidade, afirma: “Nascemos na democracia, penamos na ditadura, vivemos agora com plena liberdade. Sofremos anos de arrocho, períodos de forte desemprego e épocas de ataque a direitos. Sobrevivemos e estamos mais fortes. Buscamos o melhor para o metalúrgico e participamos ativamente das lutas sociais por um Brasil melhor e mais justo”.