Cidades

PM e GCM unem forças em operação de repressão aos crimes

Nesta quinta-feira (30), a Policia Militar (PM) e a Guarda Civil Municipal (GCM) participaram pela primeira vez de uma operação em conjunto. A ação foi feita na região central e na Vila Galvão. Participaram 16 PMs e 17 GCMs.
 
 
 
A operação integrada tem como principal objetivo unir forças no combate e prevenção à criminalidade “Nós queremos mostrar as pessoas que nós estamos trabalhando e colaborando com a segurança publica. Ressalto que a segurança publica está além da polícia. Ela engloba outros atores como saúde, transporte, educação, serviços social e outros pontos”,  explicou  oronel Adalberto da Polícia Militar.
 
 
O  coronel salientou ainda importância da parceria. “Estes outros atores que citei trabalham de formas separadas, cada uma fazendo aquilo que lhe compete exclusivamente e nós queremos provocar essa aproximação e união de esforços, para que todos trabalhem pela qualidade de vida dos moradores de Guarulhos”, encerrou.
 
 
O jnspetor Lemos, da GCM, explicou que a ação consolida as forças das entidades e permite que a população entenda a nova função da GCM, firmada na lei 13.022, onde a Guarda recebeu outras áreas de atuação, além da proteção do patrimônio público.
 
 
Dois grupamentos da GCM participaram da operação o Grupo de Operações Táticas Especiais (GOT) e o GETRAN – Grupo de trânsito.
 
 
Na Avenida Paulo Faccini, na altura do número 1.400. a operação abordou veículos à procura de irregularidades. A PM bloqueou a pista sentido bairro, ao mesmo tempo a GCM montou seu bloqueio no sentido Dutra. Em seguida o grupo seguiu sentido Vila Galvão para continuar as abordagens.
 
 

Posso ajudar?