Cidades

Plano Diretor de Guarulhos começa a ser discutido em junho

Em coletiva realizada nesta terça-feira (26), o secretário de Desenvolvimento Urbano, Paulo Carvalho, e o diretor do Departamento de Gestão Urbana, Plínio Soares dos Santos, apresentaram à imprensa a proposta do Plano Diretor e divulgaram o calendário de leituras comunitárias
 
Santos explicou que o Plano Diretor é uma forma de planejar as tendências de crescimento da cidade nos aspectos físicos e territoriais que devem ser concretizados até 2025.  O projeto que começou a ser discutido em 2004, passou por um processo de revisão em 2011 e agora está na etapa de discussão com a comunidade para ouvir e entender quais as principais necessidades de cada região. 
 
Ao longo de 2012 foram feitas oficinas territoriais para permitir a construção da análise da situação atual da cidade. “Para você pensar no futuro da cidade, você precisa entender o presente, o que está acontecendo, então fazer esta leitura foi fundamental para dar os próximos passos no sentido de ter essa visão de futuro”, explicou Santos.
 
Entre os principais assuntos abordados estão mobilidade urbana, habitação, transporte e trânsito, meio ambiente e infra-estrutura urbana. A partir de junho acontecem leituras comunitárias através de Oficinas Territoriais Participativas, em regiões da cidade onde serão ouvidas ideias sobre a região e o município.
 
No fim de junho e início de julho serão realizadas Oficinas com a sociedade civil organizada com segmentos que englobam engenheiros arquitetos, universidades, conselhos populares que tenham ligação direta com a cidade e movimentos ambientalistas, seguidos de audiências publicas e fórum para realizar um grande debate.
 
Após estas atividades, o projeto segue para a Câmara dos Vereadores, como um projeto de lei, que passará por um processo de discussões buscando o aprimorar e inserindo propostas. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Paulo Carvalho, acredita que o projeto seja aprovado ainda em 2015.
 
A população pode ter acesso ao conteúdo pelo: www.guarulhos.sp.gov.br/planodiretor 
 

Posso ajudar?