Cidades

Presa em Guarulhos família que tentava levar cocaína para a Alemanha

Após meses de investigações, a Polícia Civil deteve na noite desta segunda-feira (1º) cinco pessoas que tentavam transportar quase 5 quilos de cocaína para a Alemanha. A ação foi no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Equipes do 24° Distrito Policial (Ponte Rasa) apuravam o tráfico internacional de drogas, quando descobriram que pessoas sem antecedentes criminais estavam recebendo dinheiro de traficantes para agir como “mulas” e levarem drogas à Europa.  

Para dificultar a identificação, as “mulas” registravam falsos boletins de ocorrência simulando terem tido seus passaportes roubados. Em seguida, tiravam novos documentos, nos quais não havia registros das viagens anteriores.

Os policiais começaram a monitorar os registros dos casos e, no dia 20 de maio, verificaram que um boletim de ocorrência eletrônico havia sido feito pela estudante D.M.S., de 20 anos. A mulher dizia que seu passaporte e de outros cinco parentes tinham sido roubados.

Desconfiados do registro, os policiais passaram a investigar a estudante e fizeram algumas campanas próximo à residência dela, localizada no bairro do Tatuapé, zona leste da Capital. 

As prisões

Durante um dos monitoramentos, a equipe viu D.M.S. sair de casa com uma mala. Ela foi acompanhada até outro local, no Jardim Nordeste, de onde saiu com outras seis pessoas e seguiu para o aeroporto.

No terminal do aeroporto, além da estudante, a equipe também abordou sua irmã, a cabeleireira I.C.W.S., de 32 anos, M.V.S., de 38, o motorista C.G.S., 28, e o adolescente de 17 anos, filho de M.V.S. e da cabeleireira. 

Nos calçados dos cinco suspeitos foram encontradas palmilhas falsas com porções de cocaína embrulhadas com fita adesiva. Durante revista às duas mulheres, foi descoberto que elas levavam mais porções da droga na vagina.  

Cada suspeito foi flagrado com cerca de 1 quilo do entorpecente. Os maiores ficaram presos. O adolescente foi liberado à sua avó, assim como suas irmãs, de 6 e 12 anos, que também estavam com o grupo. 

Os entorpecentes foram periciados. Sete passaportes, sete bilhetes de viagem e cinco celulares foram apreendidos para análise. 

O caso foi registrado como drogas sem autorização ou em desacordo, associarem-se duas ou mais pessoas e ato infracional.

Posso ajudar?