O Sebrae-SP oferece um novo sistema que contempla cerca de 600 ações integradas direcionadas a tornar as micro e pequenas empresas (MPEs) mais competitivas e eficientes. É o Sebrae Inova, que reúne em um único programa soluções de gestão empresarial, inovação, tecnologia, acesso a mercado e ao crédito. O novo programa é resultado de parceria com entidades do sistema S – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) – e empresas especializadas contratadas.
Segundo Marcelo Paranzini, gerente do Sebrae-SP em Guarulhos, na atual situação econômica é importante que o empresário aproveite todos os benefícios que as instituições de apoio aos negócios oferecem. “O Sebrae-SP, assim como outras, oferece serviços tecnológicos e de gestão, por meio do Sebrae Inova, para participação dos empresários em palestras, workshops, cursos coletivos e assessorias individuais, com subsídio aos participantes, que facilitará e viabilizará o acesso a estas ações”, explica o gerente.
E acrescenta: “é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada, pois muitas vezes o empresário não pode, neste momento que o país atravessa, arcar com um investimento de 100% do valor, porém com o subsídio, ajudará a empresa a participar do programa e levar o resultado para seu mercado de atuação”.
O Sebrae Inova atende aos quatro segmentos da economia – agronegócios, comércio, indústria e serviços. No agro, engloba pecuária, atividade leiteira, plantio do café, fruticultura e olericultura. Nos setores de comércio e serviços, as iniciativas são voltadas para lojas de material de construção, vestuário, bares e restaurantes, mercados e empresas do ramo do turismo. Na indústria, estão no foco as áreas de alimentos e bebidas, automóveis, cerâmica, construção civil, couro e calçados, madeireiras e gráficas.