Conhecida por ter deixado, mais de uma vez, a praça Gilberto Van Mills, a praça das Pedras, no Macedo, cheia de sujeira e lixo após realizar seus eventos no local, a vereadora Verinha Souza (PTdoB), prometeu fazer a limpeza diária durante a festa julina que anunciou que irá realizar naquele logradouro público. Ela também afirmou ter permissão da Prefeitura para usar o espaço.
A festa julina vai ocorrer entre os 8 e 12 de julho, ou seja, desde a quarta-feira até o domingo. "Quando a festa é a das crianças, no outro dia é a Proguaru quem limpa. E quando é a festa da praça das Pedras, é nós que limpamos. Tanto é que a cada festa nós deixamos a quadra limpíssima, porque no outro dia vai ter festa novamente", declarou a parlamentar sobre a limpeza do espaço público após os eventos realizados por ela. No entanto, a realidade é bem diferente como o GuarulhosWeb já publicou em outras ocasiões, em que a praça ficou tomada pela sujeira.
A parlamentar também considera a festa promovida por ela como tradicional e enaltece a sua organização. "A nossa festa já virou tradição. Ela é maravilhosa! É limpíssima, não tem sujeira e é muito bem organizada. Nós é quem retiramos todas as barracas e todos os suportes. Não fica sujeira nenhuma".
Moradores de condomínios de prédios localizados no entorno da praça reclamaram, mais de uma vez, do som alto dos shows promovidos pela vereadora. No ano passado, mais de uma vez, moradores pediram para que as caixas de som ficassem viradas para o outro lado e que o volume fosse diminuído, coisas que acabaram não sendo respeitadas.
Além da falta de conservação das vias, constatadas pelo GuarulhosWeb em outras ocasiões e lugares diversos, Verinha costuma ter o hábito de promover suas tarefas ou divulgar suas ações, por meio de faixas espalhadas pelas vias públicas. Esta ação, porém, é proibida pela Lei Municipal n.º 3.573 de 1990, alterada em 2013 para constituir o Código de Postura de Guarulhos.
"Nós sabemos que não podemos mais colocar a faixa, mas quando os vereadores realizam um serviço automaticamente colocam a faixa, porque senão ninguém vai saber quem fez o serviço. Como vou divulgar o meu trabalho, que às vezes eu faço o pedido de limpeza da praça", admitiu. "Todas as vezes que a gente faz eventos nas praças há uma autorização. A gente tem que fazer com ofício protocolado na Prefeitura".
Diante deste caso, a reportagem do GuarulhosWeb contatou a Prefeitura, através de e-mail, para prestar os devidos esclarecimentos sobre como o Governo Municipal pretende coibir o desrespeito ao Código de Postura de Guarulhos, fiscalizar e quais as penalidades cabíveis para esta situação, porém, não obtivemos nenhum tipo de resposta até o fechamento desta matéria.