Cidades

HMU – Três mortes ocorreram em maio, só uma foi em junho

A interdição do Pronto Socorro do Hospital Municipal de Urgências (HMU) em Guarulhos, ocorrida na tarde da última terça-feira, aconteceu mais de um mês após os primeiros pacientes morrerem no local, infectados por uma bactéria resistente a antibióticos mais fortes. 
 
Em resposta a uma série de questionamentos encaminhados pelo GuarulhosWeb, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, que tem à frente o vice-prefeito Carlos Derman (PT), informou que três das quatro mortes ocorreram ainda no mês de maio. Apenas uma foi em junho. 
 
Porém, a Secretaria de Derman se recusou a informar dados gerais dos perfis dos pacientes vitimados pela bactéria. O GuarulhosWeb não perguntou a identidade específica de cada um, mas sim informações sobre sexo, idade, datas dos óbitos, doenças que portavam ao darem entrada no estabelecimento médico. No entanto, para não responder o que foi questionado, a assessoria limitou-se a dizer: “Quanto aos demais dados há a necessidade de autorização dos familiares para posterior divulgação. mesmo critério é adotado para a divulgação das doenças ou enfermidades dos mesmos”. 
 
Sobre os demais questionamentos realizados pelo GuarulhosWeb, a Saúde informou que “no que se refere à interdição da ala do Pronto Socorro do HMU, informamos que a Vigilância Sanitária faz visitas de inspeções constantes, no HMU e demais hospitais do município. Na visita de terça-feira, constatou-se o problema e foi decretada a interdição; o que foi prontamente cumprido”. 
 
A Saúde informou ainda que “neste processo, para liberação do espaço do PS para a realização do terminal (ampla limpeza e higienização), foram registrados oito (8) transferências de pacientes. e os demais permaneceram no próprio HMU, em isolamento”. 
 
O prazo inicial previsto para a realização do procedimento determinado pela Vigilância Sanitária é de 48 horas, quando, após nova avaliação do órgão, o Pronto Socorro poderá voltar a funcionar. O atendimento ambulatorial e a realização de exames agendados devem ser restabelecidos a partir da próxima sexta-feira, dia 26. 
 

Posso ajudar?