Cidades

Comandante dos Bombeiros descarta reativação do posto Taboão

Em entrevista ao GuarulhosWeb, o tenente coronel da Polícia Militar, Waldir Pires, comandante do Corpo de Bombeiros de Guarulhos, descartou qualquer possibilidade de reabertura do 5º Grupamento de Incêndio, localizado no bairro Taboão. O espaço foi fechado por falta de estrutura em 13 de maio e também do pagamento do aluguel do imóvel alugado pela Prefeitura. No entanto, ele aguarda a conclusão de um estudo da Secretaria de Segurança Pública para tornar de forma oficial esta decisão.
 
"O posto de Bombeiros de Taboão tem 19 anos e foi fundado para atender uma carência que existia naquela época, que tinha apenas o posto do Macedo e o de Cumbica. Precisávamos de mais um posto para atender aquela demanda do Taboão", explicou Pires.
 
O comandante do Corpo de Bombeiros lembrou que as obrigações e responsabilidades para o funcionamento das unidades são divididas entre o Governo do Estado e a Prefeitura. "Foi alugado provisoriamente. Hoje a a situação do Taboão é totalmente insalubre e por ser uma locação da Prefeitura, ela não fez os investimentos adequados de reforma e instalações”.
 
Entretanto, Pires afirmou que aguarda a conclusão de um estudo realizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado para, assim, tornar oficial o fechamento do 5º Grupamento. "Estamos em vias de fechamento definitivo. O Comando do Corpo de Bombeiros concorda conosco que não tem condições de manter o posto do Taboão. A secretaria estadual está fazendo alguns estudos ".  
 
No mês passado, em solenidade no Paço Municipal, o prefeito Sebastião Almeida (PT) chegou a afirmar que teria verba disponível para oferecer ao Corpo de Bombeiros e que o Governo do Estado, em função da dívida da municipalidade com a Sabesp, está inviabilizando o convênio. Porém, o comandante afirma que não houve nenhuma tratativa relacionada à Prefeitura para reabertura do posto do Taboão e muito menos sobre o convênio.
 
"Nenhuma. Absolutamente nenhuma. Não tem. Se eles quisessem montar um posto de Bombeiros de Taboão e de outros postos, eles teriam assinado a renovação do convênio, que eles não fizeram. Estamos conversando com a Prefeitura desde agosto de 2014, o convênio venceu no dia 22 de fevereiro deste ano e não estou com o convênio renovado e pegando verba do Governo do Estado pra manter o Corpo de Bombeiros aqui", encerrou.
 

Posso ajudar?