Servidores da Justiça do Trabalho, que atuam no Fórum Trabalhista, localizado na avenida Tiradentes, cruzaram os braços nesta manhã. Audiências marcadas para esta segunda-feira, 29, e terça-feira, 30, estão sendo remarcadas para novas datas, segundo comunicado afixado na porta do Fórum.
Servidores Públicos dos Foruns Trabalhista de todo o Brasil protestam por nove anos de perda inflacionária da categoria. Em Guarulhos aproximadamente 90% dos profissionais estão em greve, segundo os manifestantes.
O protesto considerado pela categotia como "Apagão do Judiciário" acontece entre os dias 29 e 30 de junho.
Os servidores reinvidicam a aprovação da PLC 28, que garante o pagamento de 9 anos de perda inflacionária. "Nós não queremos aumento, nós queremos apenas o reajuste que é de direito para todas as categorias. Está é uma luta de 9 anos e nós não vamos desistir", explicou Rodrigo Évora, servidor da 9° Vara do Trabalho de Guarulhos.
Segundo Rodrigo, dez das 13 Varas do Trabalho da cidade tiveram suas audiências canceladas. Apenas 10% dos funcionários estão em suas funções para garantir o direito ao atendimento urgente.
Porém nesta terça-feira (30), há a previsão de que todas as Varas fechem suas portas
.
Na noite desta domingo (28) cerca de 80 servidores saíram de São Paulo a caminho de Brasília com o objetivo de pressionar os parlamentares para que o projeto de lei seja aprovado. "Há uma pressão do Governo Federal para que a PLC seja retirada, e nós estaremos lá representados exigindo nossos direitos", explicou o servidor.
No maior Forum Trabalhista da America Latina, na Barra Funda, em São Paulo, 75 das 90 Varas estão paradas.