Cidades

Saae implanta primeira fase do Sistema de Abastecimento Água Azul

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos está finalizando um conjunto de obras para implantar a primeira fase do Sistema de Abastecimento Água Azul. Foram perfurados cinco poços profundos, que vão aumentar a produção própria de água do Saae, construídos dois reservatórios e executados 12 quilômetros de redes; no momento, são realizadas obras para interligar os poços às redes. O Saae está investindo recursos próprios da ordem de R$ 2,3 milhões.
 
A previsão é que todas as intervenções sejam concluídas até o fim de julho. Enquanto isso, o Saae vai realizar um trabalho de orientação junto aos moradores do bairro Água Azul, para que apresentem a documentação necessária para a interligação dos imóveis às redes. Essa ação será iniciada nesta quinta-feira, dia 2.
 
Com a implantação da primeira fase de obras, será atendida por meio do sistema público de abastecimento a parte baixa do Água Azul, o que equivale a 50% do bairro; nesse momento, serão feitas 385 ligações residenciais. Com essas obras, o Saae atende a uma demanda antiga da população, que atualmente recebe água por meio de caminhão-pipa.
 
Em vistoria às obras nesta quarta-feira, dia 1º, o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, destacou a importância do investimento, considerando o atual momento de crise hídrica, que afeta toda região metropolitana de São Paulo.
 
A produção dos cinco poços profundos perfurados pelo Saae é de 35 litros de água por segundo. O excedente desse total, o Saae pretende transferir para a região de Guarulhos que recebe água por meio do Sistema Alto Tietê e que está com rodízio de dois dias sem água para um dia com água; com isso, indiretamente, poderão ser beneficiados com melhorias nas atuais condições de abastecimento os bairros Parque Residencial Bambi, Sítio Recreio Rober e parte do Vila Carmela.

Posso ajudar?