Cidades

VIOLÊNCIA SEXUAL – Hospital dá assistência a vítimas em SP

O Hospital Pérola Byington é o centro de referência em São Paulo para situações em casos de agressões sexuais contra a mulher. Após o registro na delegacia, a mulher é encaminhada para a unidade de saúde mais próxima e em seguida é orientada a procurar pelo acompanhamento fornecido pelo hospital, que conta com serviços de prevenção da gravidez decorrente da violência sexual, prevenção da infecção pelo HIV, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis não virais, prevenção da hepatite B, tratamento de traumatismos genitais, atendimento psicológico, atendimento social, atendimento de solicitações de abortamento por gravidez decorrente de estupro, conforme previsto no inciso II do artigo 128 do Código Penal brasileiro.
 
Para receber o atendimento, não é necessário apresentar encaminhamento de outro serviço de saúde ou Boletim de Ocorrência Policial. O Centro de Referência da Saúde da Mulher também conta com uma unidade do Instituto Médico Legal (IML), especializada no atendimento de casos de violência sexual. No entanto, para acessar aos procedimentos oferecidos pelo IML, é necessária a apresentação de requisição da Autoridade Policial, feita durante o Boletim de Ocorrência Policial.
 
As situações de violência sexual que necessitam de atendimento de emergência recebem atenção no Serviço de Pronto Atendimento da instituição, disponível 24 horas, todos os dias da semana, incluindo-se feriados. Casos que não necessitam intervenção médica de urgência podem buscar pelo Serviço Social de 2ª a 6ª feira, das 7h às 19h