O Jardim Fortaleza é um bairro afastado da região central, localizado na região do São João, às margens da rodovia Guarulhos-Nazaré Paulista. Como muitos outros, encontra-se esquecido pelas autoridades. O GuarulhosWeb foi até o bairro e ouviu alguns dos problemas relatados pelos moradores.
O bairro não conta com qualquer base seja da Polícia Militar ou da Guarda Civil Municipal. Isso facilita a ação de marginais. Muitos contam que os roubos de celulares e residências têm crescido ao longo dos últimos cinco anos, período em que o bairro apresentou um grande aumento no número de moradores.
Grande parte dos crimes não costuma ser registrado. “Nós fomos assaltados no começo deste ano. Meu marido preferiu não prestar queixa, pelo tempo perdido na delegacia. Para registrar um Boletim de Ocorrência a pessoa chega a perder de 2 a 3 horas” explicou a comerciante Lucia Aparecida Aleixo, de 56 anos. A delegacia mais próxima ao bairro é o 7ºDP, localizado no Jardim São João.
Lucia acredita que a instalação de uma base comunitária traria mais segurança aos moradores do bairro. “Às vezes chamamos a polícia e eles demoram muito para chegar até aqui”, explicou.
Uma dona de casa que não quis se identificar disse que passou a tomar mais cuidado. “Há tempos o meu portão fica trancado, antigamente o bairro era menor e conhecíamos todo mundo, hoje tem muitas pessoas estranhas e precisamos ficar atentos”, contou.
Marcia Tosta, de 35 anos, é enfermeira e disse que há alguns dias passou por uma tentativa de furto quando deixou o carro estacionado na rua. “Eu acredito que o aumento da criminalidade tem a ver com a quantidade de jovens que ficam nas ruas sem nada para fazer e usando drogas, eles precisam cometer este tipo de crime para sustentar o vício”, disse.



