Após quase oito meses do seu recebimento, os veículos adaptados para transporte escolar adquiridos pela Prefeitura, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), irão atender alunos com mobilidade reduzida. Apae (Associação de Pais e Amigos Excepcionais), Casa da Mãe Operária e São Judas Tadeu serão beneficiadas pelo programa Caminho da Escola.
A rede municipal de ensino possui atualmente aproximadamente 900 alunos com diversos tipos de deficiência de qualquer natureza. No entanto, apenas 10% destes deverão receber o atendimento, através dos veículos adaptados. Apenas os estudantes com mobilidade reduzida, aqueles que necessitam de cadeira de rodas ou andadores, terão acesso aos micro-ônibus.
Os 14 veículos têm capacidade para atender 36 cadeirantes e mais 124 lugares nos períodos matinal e diurno. Os micro-ônibus começam a operar no inicio do próximo mês, quando se encerra o recesso escolar. Os micro-ônibus adaptados, que custaram aproximadamente R$ 1,9 milhão, segundo o Governo Municipal, atenderão a Apae, Casa da Mãe Operária e São Judas Tadeu.
O programa Caminho da Escola foi criado com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.
Os veículos devem ser usados exclusivamente para transporte escolar. As regras são postas pela Resolução do FNDE nº 45/2013, disponível na página do programa. Os mesmo são destinados para o uso exclusivo no transporte dos estudantes matriculados nas escolas das redes públicas de ensino básico e instituições de educação superior, nos trajetos necessários.



