Em parceria com a população do Jardim Fortaleza, a Secretaria Municipal de Segurança Pública deve instalar até dezembro uma base da Guarda Civil Municipal (GCM) naquele bairro. Entretanto, em entrevista ao GuarulhosWeb, o secretário João Dárcio confirmou que a proposta encabeçada pelo vereador Eduardo Barreto (PCdoB) ainda está em análise.
"Nós estamos reformando lá um espaço público. A comunidade está ajudando a reformar, e quem está intermediando essa questão é o vereador Eduardo Barreto. Eu me prontifiquei a disponibilizar os guardas para montar uma base da Guarda naquele bairro", afirmou João Dárcio.
Apesar de confirmar a implantação da unidade de segurança naquele bairro, o secretário ressaltou que a proposta está sendo avaliada, mas explicou que o prefeito Sebastião Almeida (PT) pretende reunir esforços para melhorar a infraestrutura do bairro. Ele também usou como justificativa o embargo judicial que impedia o progresso e investimentos públicos no Jardim Fortaleza.
"Antes a Administração não podia fazer nada por uma série de questões. Agora que não existe mais isso, o prefeito determinou que se intensificasse o trabalho naquela região. E a pedido do vereador, que tem um acordo com o prefeito, estamos estudando a possibilidade de instalar uma base da Guarda", explicou.
Conduto, João Dárcio enalteceu a participação direta e ativa da população na reconstrução do espaço público para abrigar a unidade da GCM. De acordo com ele, o local era utilizado por usuários de drogas e até para prostituição, porém, reiterou que a mesma somente será possível viabilizar desde que não prejudique às atividades daquelas já existentes.
"É uma base com ajuda da comunidade, até porque não temos recurso e muito menos previsto em orçamento para montar esse posto. Precisa da atenção da população e do Poder Público. Estou estudando junto ao comando como vamos fazer uma base sem sacrificar e prejudicar os trabalhos de uma outra base. Até o final do ano a gente consegue resolver", encerrou.



